Bahia

Aparição de Caravelas-Portuguesas Assusta Banhistas em Diversas Praias da Bahia: Veja os Riscos e Cuidados Necessários

Foto: Reprodução/Sergio-sq/Pixabay
 

Monitoramento e Causas

Em apenas um dia, 22 pessoas foram queimadas em Salvador. A presença desses animais vem sendo monitorada por pesquisadores brasileiros, que atribuem o aumento da temperatura dos oceanos como principal causa. O aquecimento das águas do oceano tem tornado as praias de Salvador menos seguras.

Relatos de Incidentes

A professora Cecília Alves sofreu queimaduras durante uma competição de surfe. “Eu fiquei assustada porque vi várias caravelas ao mesmo tempo, mais de três. A dor é intensa, como se fosse um choque elétrico,” relata. As caravelas-portuguesas são pequenos organismos de cor azul que causam dor, irritação e queimaduras na pele. Em diversas praias da Bahia, a presença desses animais tem gerado preocupação entre os banhistas.

Preocupações dos Turistas

“Fiquei impressionado com a quantidade. Decidi não entrar na água, pois estava preocupado com a possibilidade de ser queimado,” diz Marcello Picorelli, turista do Rio de Janeiro. Um dos principais indicativos para os banhistas é a presença desses animais na areia. Em uma praia de Salvador, é notável a quantidade de caravelas na beira do mar, trazidas pelo vento e pelas correntes. Em apenas um dia, 22 pessoas sofreram queimaduras ali.

Medidas de Segurança

Propaganda. Role para continuar lendo.

Devido ao grande número de casos nessa época do ano, a SalvaMar implementou uma estratégia especial: sinalizar com bandeiras roxas as praias com alta concentração de caravelas. “A recomendação é evitar entrar na água quando houver uma bandeira roxa indicando perigo devido à presença de animais marinhos. A caravela-portuguesa não nada por conta própria, sendo levada pelo vento, frentes frias, correntes marítimas e ondas,” explica Kailane Dantas, coordenador da SalvaMar.

Explicação Científica

A presença desses animais está sendo monitorada por pesquisadores brasileiros, que indicam o aumento da temperatura dos oceanos como principal fator. “Com a elevação da temperatura da água, há uma alteração na fisiologia reprodutiva desses animais, resultando em mais indivíduos se reproduzindo e, consequentemente, mais chegando às nossas praias,” esclarece Francisco Kelmo, diretor do Instituto de Biologia da UFBA.

Recomendações de Saúde

O Ministério da Saúde recomenda, em caso de queimadura por contato com esses animais, lavar a área afetada com água salgada e nunca com água doce, além de aplicar vinagre branco, que ajuda a neutralizar o veneno. “Sempre carrego um frasco de vinagre no bolso para neutralizar a toxina dos tentáculos das caravelas,” diz o surfista amador Eduardo Catharino.

 

 

 

Propaganda. Role para continuar lendo.

 

Créditos: G1 Bahia

 

Mais em Portal Notícia Tem.

Confira Também

Noticia

 Neste feriadão prolongado da Semana Santa, desta sexta-feira (15) até domingo (17), a expectativa é de aumento do número de frequentadores das praias de...

Direito autoral © 2022 Noticiatem.com feito por Sbfagencia.com

Sair da versão mobile