Diversas ruas ficaram inundadas após a chuva e moradores foram impedidos de sair de casa no bairro do Bonfim.
A chuva que atinge Salvador desde a manhã desta segunda-feira (14) provocou alagamentos em diversos pontos da cidade. Segundo a Defesa Civil, 27 ocorrências foram registradas até o meio-dia.
E a previsão é de mais chuva, fraca e moderada, durante a semana, com céu nublado a parcialmente nublado.
Comerciantes e pessoas que caminhavam pelo bairro da Calçada registraram ruas inundadas, em frente à antiga estação de trem. Passageiros que aguardavam em um ponto de ônibus precisaram ficar em pé sobre os assentos para fugir do nível da água.
Imagens feitas por moradores do bairro do Bonfim, na região da Cidade Baixa, mostram carros estacionados e o alto nível da água. Moradores disseram que, em algumas ruas, não foi possível sair de casa por conta do alagamento.
Já na Avenida Djalma Dutra também foram registrados pontos de alagamento. Uma escadaria na região se transformou em uma espécie de cascata e a água ficou presa em frente a estabelecimentos comerciais.
Cidade de papel
Apesar da situação, a via não registra congestionamento no início da tarde desta segunda, mas os dois sentidos da pista registram água empoçada. Motoristas também flagraram água acumulada nas avenidas Luiz Vianna Filho (Paralela) e Ogunjá.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de temperatura mínima de 24º C e máxima de 30º C durante essa segunda-feira. O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec) prevê que o tempo permaneça chuvoso até a sexta-feira.
“Essa chuva já estava prevista, mas não com essa intensidade em Salvador. O sistema que está atuando aqui é típico da estação do verão. Além disso, a umidade que vem do oceano contribuiu bastante para essa chuva intensa em Salvador em um curto espaço de tempo”, disse Giuliano Carlos, meteorologista do órgão.
A tendência é que o tempo permaneça desta forma nos próximos dias com redução de intensidade a partir de sexta-feira. Ainda segundo o Cemadec, até o momento, não houve registro de alerta de desabamento de imóveis em Salvador com as chuvas desta segunda.
Fonte: g1
Veja também: Marca de lingerie de Rihanna pode chegar a US$ 3 bi com IPO