ARITANA DE OXÓSSI INOVA E SAI NO MAIOR BLOCO DO MUNDO
CARNAVAL CONSCIENTE
ESSE ANO O CARNAVAL DE SALVADOR FOI MARCADO POR MUITAS MANIFESTAÇÕES EM PRÓ DO RESPEITO E DA DIVERSIDADE, VÁRIOS BLOCOS E CAMAROTES ESTAMPARAM OS CIRCUITOS DO CARNAVAL COM FRASES ADVERTINDO O PUBLICO SOBRE OS TEMAS, FORAM USADOS BANNER E OUTDOOR COM TEXTOS DO TIPO “NÃO E NÃO” E “RESPEITA AS MINAS” — CONTRA O ASSÉDIO E A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER.
A HOMOFOBIA E O RACISMO
TAMBÉM FORAM LEVADOS PARA DEBATE COMO, POR EXEMPLO OS OUTDOOR QUE A O BLOCO AS MUQUIRANAS ESPALHOU PELA CIDADE COM O TEXTO “As muquiranas diz não a homofobia” e “as muquiranas diz não ao racismo”! ISSO E UMA FORMA INTERESSANTE DE ACENDER O DEBATE SOBRE TEMAS QUE TEMOS QUE ABSORVER DURANTE TODO O ANO.
ARITANA E AS MUQUIRANAS!
ESSE ANO O SACERDOTE ARITANA DE OXOSSI INOVOU MAIS UMA VEZ! TODOS OS ANOS ELE SAI EM CIMA DO TRIO E CURTI O CARNAVAL AO LADO DE PERSONALIDADES FORTES, ESSE ANO ELE SE JOGOU NO POVÃO E FOI FANTASIADO COMO ALICE (FANTASIA OFICIAL DO BLOCO) AO LADO DE ALGUNS FILHOS DE FÉ, ELE BRINCOU E TIROU FOTO COM A GALERA QUE AO RECONHECER ELE SE SURPREENDEU COM A SITUAÇÃO.
“ARITANA é do povo, e o único que tem coragem de estar aqui no meio da favela” — Falou um folião que pediu uma foto com o Sacerdote.
Interrogado porque a escolha de sair no chão junto ao povo, o sacerdote explicou: “Precisava sentir o calor do povo, experimentar como e curtir lá em baixo com a minha galera. E ótimo receber o carinho do povo e poder participar de um momento tão divertido e feliz na vida do trabalhador que se planeja o ano todo pra tá! ali”.
apenas por homens, o grupo se destaca pela criatividade e beleza das fantasias que, a cada ano, gera expectativa no público e na mídia.
Fundado por Lindolfo Araújo de Carvalho, mais conhecido como Charita, o bloco ‘As Muquiranas’ começou a sua história de uma forma inusitada. Ele fazia parte do bloco de Carnaval “A Nega Maluca”, no qual apenas um homem se vestia de mulher. Após a morte de um dos diretores, “A Nega Maluca” se desfez e então Charita deu continuidade à folia, montando um bloco onde ele e os amigos saiam na rua para brincar o Carnaval, vestidos de mulher. Pouco depois, eles denominaram o bloco de ‘As Muquiranas’.
No início, pela irreverência de os foliões saírem travestidos, o bloco causou muita polêmica, mas, ainda assim, a procura pelas fantasias crescia de um Carnaval para o outro. Nos primeiros anos, Charita contava com a ajuda de sua esposa, Dona Florisa, sua mãe Dona Aidê e suas primas Lícia e Leia para criar e costurar as fantasias, que eram medidas uma a uma, de acordo com cada folião. O bloco ‘As Muquiranas’ acompanhou todas as mudanças do Carnaval da Bahia e acumula experiências. Mantendo a tradição, ele seguiu a modernidade das vestimentas, mas permanecendo com suas raízes, vestindo os seus foliões com fantasias temáticas e irreverentes. Como uma verdadeira herança, hoje, o bloco ‘As Muquiranas’ é dirigido pelos filhos e netos de Charita, a família Paganelli.
Música do Carnaval 2020
JUSTAMENTE NO DIA QUE O SACERDOTE ARITANA RESOLVE BRINCAR NAS MUQUIRANAS QUEM PUXOU O BLOCO FOI O CANTOR TONY SALLES (BANDA PARANGOLÉ) QUE GANHARAM COMO A MUSICA DO CARNAVAL 2020 PELO SITE IBAHIA.COM, SERÁ QUE O SACERDOTE DEU UM POUQUINHO DE SORTE AO PARANGOLÉ?
VEJA A MATÉRIA COMPLETA DOMINGO DIA 01/03/2020 NO PROGRAMA AXÉ COM ARITANA NA BAND!