Atualização deve ser a última antes do iOS 17; próxima versão do sistema operacional pode liberar sideloading, lojas de apps e navegadores com motor próprio
A mais nova atualização para iPhones e iPads vai deixar quem gosta de emojis muito feliz. O iOS 16.4 foi lançado nesta segunda-feira (27) e traz 21 novos símbolos. Além disso, o update traz melhoras em notificações, ligações e fotos.
Entre os novos emojis, estão três corações (rosa, azul claro e cinza), uma carinha tremendo e dois gestos de empurrar (ou de “pare”, como você preferir) com as mãos, um para a esquerda e outro para a direita. Tem também animais, como alce, burro e ganso, e objetos, como flauta e leque.
Obviamente, o iOS 16.4 vai além de novos emojis. Agora, o Safari recebe notificações push de sites adicionados à sua tela inicial. Assim, web apps terão um comportamento mais parecido com apps nativos.
A Apple também levou o recurso de isolamento de voz do FaceTime, WhatsApp e outros apps para as ligações telefônicas comuns. Ele ajuda a bloquear ruídos externos e prioriza a voz, para ajudar quem está do outro lado da linha a entender o que está sendo dito.
Além disso, o app Fotos agora também detecta fotos e vídeos duplicados em álbuns compartilhados — uma boa maneira de encontrar o que apagar e economizar espaço no iCloud.
O iOS 16.4 tem ainda melhorias em acessibilidade, correções de bugs na App Store e na compatibilidade do padrão Matter, e melhorias no recurso de detecção de acidentes.
iOS 17 deve ser anunciado em junho
Este deve ser um das últimas atualizações do iOS 16.4, se não a última. A Apple geralmente anuncia as novas versões dos sistemas operacionais de seus produtos na WWDC, evento anual para desenvolvedores que acontece em junho.
Já o lançamento costuma ser em setembro, na mesma época do lançamento dos novos iPhones.
Até agora, não há informações oficiais sobre o iOS 17, mas rumores e especulações dão uma ideia do que esperar.
Navegadores com motores de renderização próprios podem ser liberados, eliminando a obrigação de usar o mesmo WebKit do Safari. O Google, inclusive, já estaria desenvolvendo uma nova versão do Chrome para iOS.
Outra possível mudança é o suporte a sideloading e lojas de aplicativos alternativas. Isso viria após anos de pressão de autoridades, principalmente na União Europeia, por entender que a Apple tem monopólio sobre partes importantes do iPhone e do iOS.
Além disso, o iOS 17 pode trazer novidades no CarPlay e suporte ao futuro headset de realidade virtual da Apple.