Bahia

Lei Federal permite a alteração de Nome direto em cartório após os 18 anos; veja como fazer isso na Bahia

 

Nome de bebês também poderão ser alterados em até 15 dias após o registro.

Alterar o nome diretamente em Cartório de Registro Civil, independentemente de prazo, motivação, gênero, juízo de valor ou de conveniência (salvo suspeita de vício de vontade, fraude, falsidade, má-fé ou simulação) e de decisão judicial, passou a ser permitido no Brasil a qualquer pessoa maior de 18 anos.

Para realizar o ato diretamente em Cartório de Registro Civil é necessário que o interessado, maior de 18 anos, compareça a unidade com seus documentos pessoais (RG e CPF). O valor do ato é o custo de um procedimento, tabelado por lei, e que varia de acordo com a unidade da federação. Caso a pessoa queira voltar atrás na mudança, deverá entrar com uma ação em juízo.

Após a alteração, o Cartório de Registro Civil comunicará a alteração a alteração aos órgãos expedidores do documento de identidade, do CPF e do passaporte, bem como ao Tribunal Superior Eleitoral, preferencialmente por meio eletrônico.

Esta é uma das novidades introduzidas na Lei de Registros Públicos pela nova legislação federal (nº 14.382/22), antiga Medida Provisória que tratava da prestação de serviços online pelos cartórios e que foi convertida em lei no último dia 27 de junho.

A novidade amplia o rol de possibilidades para alteração de nomes e sobrenomes diretamente em Cartório, sem a necessidade de procedimento judicial ou contratação de advogados.

Além da alteração entre os 18 e 19 anos, a Lei de Registros Públicos também permitia a alteração no caso de pessoas transgêneros e transexuais, por causa da decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2018 e regulamentada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e também em casos de proteção à testemunha e em casos de apelidos notórios e reconhecidos, estas duas últimas possibilidades somente mediante autorização judicial.

Nome do recém-nascido

A lei também inovou ao permitir a mudança de nome de recém-nascido em até 15 dias após o registro, no caso de não ter havido consenso entre os pais sobre como a criança vai chamar.

Propaganda. Role para continuar lendo.

Esta inovação, que também poderá ser realizada diretamente em Cartório de Registro Civil no período acima mencionado, possibilita a correção em muitos casos onde a mãe está impossibilitada de comparecer ao cartório em razão do parto e o pai ou declarante registra a criança com um nome diferente do combinado.

Para realizar a alteração do nome e do sobrenome do recém-nascido é necessário que os pais estejam em consenso, apresentem a certidão de nascimento do bebê e os documentos pessoais (CPF e RG).

Se não houver consenso entre os pais, o caso deverá ser encaminhado pelo Cartório ao juiz competente para a decisão.

Fonte: g1

Veja também: Gripário reaberto em Salvador registra quase 200 atendimentos no primeiro dia de atividade

Confira Também

Esportes

 Bahia x Athletico: escalações e outras informações   Na busca pela retomada dos bons momentos no Brasileirão, o Bahia recebe o Athletico, às 16h...

Esportes

 Com falha de Marcos Felipe, Bahia perde para o São Paulo em noite desastrosa na Fonte Nova O Bahia foi derrotado pelo São Paulo...

Esportes

  Bahia x São Paulo: confira tudo sobre o duelo pela 32ª rodada do Brasileiro Bahia x São Paulo será um dos jogos que...

Esportes

 Grupo City mira contratação de Hugo Souza, do Flamengo Hugo Souza tem contrato até o final de 2025 com o Flamengo; goleiro está emprestado...

Política

 União Brasil não retira candidatura de Elmar; metade da bancada petista não vota em Hugo Motta A candidatura do deputado Elmar Nascimento à presidência...

Política

 SALVADOR EM PAUTA: Bruno revela audiência com senador Coronel para viabilizar recursos e projetos O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), revelou que...

Esportes

  Bahia perde para o Vasco e chega ao terceiro jogo sem vencer na Série A   O Bahia perdeu para o Vasco, por...

Direito autoral © 2022 Noticiatem.com feito por Sbfagencia.com

Sair da versão mobile