A padroeira do Estado da Bahia, Nossa Senhora da Conceição da Praia, será homenageada na Basílica Santuário dedicada a ela, em Salvador. Serão realizados festejos que começam no próximo domingo (21), e o novenário terá início no dia 29 deste mês e seguirá até o dia 7 de dezembro.
No dia oficial da santa, 8 de dezembro, haverá missas de hora em hora. Toda a programação será transmitida, ao vivo, pelo canal da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, na internet.
A Solenidade de Cristo Rei do Universo, celebrada neste domingo, vai marcar a abertura da festa, com Missa às 7h30, presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida.
Em seguida, haverá o hasteamento das bandeiras e, logo após, terá início a carreata, que sairá da Basílica e passará pelo Comércio, Avenida Carlos Gomes, Corredor da Vitória, Barra, Ondina, Rio Vermelho, Amaralina, Pituba, retornando para a Basílica.
Já de 29 de novembro a 7 de dezembro os devotos poderão participar da novena, que acontecerá sempre às 19h, mediante agendamento prévio através do telefone (71) 3038-6250.
8 de dezembro
No dia dedicado à Imaculada Conceição, 8 de dezembro, haverá Missas às 4h, 5h, 6h, 7h30, 12h, 14h e 17h (esta é a Missa da Amizade, por todos os fiéis que colaboram para a realização da festa).
Ainda terá a Missa Solene, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sérgio da Rocha, às 9h30, seguida de Coroação Canônica.
Por volta das 11h acontecerá uma carreata, que passará em frente aos locais onde tem sido desenvolvida a missão da Pastoral do Turismo Religioso: Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia, Igreja Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia, Matriz da Paróquia Nossa Senhora dos Mares, Memorial Santa Dulce dos Pobres, Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim, Santuário São José, Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, retornando até a Basílica da Conceição da Praia.
Outras atividades
A programação durante os nove dias conta, ainda, com momentos de oração, chamados de Jornada, com início às 14h30, reunindo membros de grupos, movimentos, pastorais e novas comunidades, além da Missa da Novena, celebrada diariamente às 16h30.
Na véspera do Dia Solene, 7 de dezembro, além da Jornada, às 14h30; da Celebração Eucarística, às 16h30 e da novena, às 19h, os fiéis são conclamados a participarem das Missas da Vigília da Imaculada, às 12h e às 15h.
Veja Mais: As fascinantes imagens do eclipse lunar parcial mais longo em 580 anos