Especialistas Alertam para a Fragilidade na Alimentação Infantil e Problemas de Logística na Entrega de Alimentos na Faixa de Gaza
Um relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) revelou que 90% das crianças na Faixa de Gaza enfrentam pobreza alimentar grave. Especialistas indicam que a situação é agravada por problemas logísticos e pela falta de alimentos adequados. O estudo, publicado na quinta-feira (5/6), também aponta que mais de um quarto das crianças no mundo vive em condições de pobreza alimentar.
Colapso dos Sistemas Alimentares e de Saúde
Após meses de conflito e restrições à ajuda humanitária, os sistemas alimentares e de saúde da Faixa de Gaza entraram em colapso. Dados coletados pela Unicef entre dezembro de 2023 e abril de 2024 mostram que nove em cada dez crianças sofrem de pobreza alimentar grave, sobrevivendo com dois ou menos grupos de alimentos por dia.
Crianças de até 5 anos têm necessidades energéticas elevadas em relação ao seu tamanho. Elas necessitam de alimentação frequente para sustentar o crescimento. A nutricionista materno-infantil Danielle Mendes destaca a importância de suplementos e alimentos específicos formulados para fornecer energia e nutrientes essenciais de forma prática e eficiente para crianças menores de 18 anos em períodos de guerra.
Soluções para a Pobreza Alimentar Infantil
“Em zonas de conflito, como Gaza, podem ser usados suplementos de micronutrientes em pó, alimentos terapêuticos, misturas de alimentos fortificados, complementos vitamínicos e minerais específicos, além de oferecer água potável”, sugere Danielle.
De acordo com a Unicef e a Organização Mundial da Saúde (OMS), crianças que consomem de zero a dois grupos de alimentos por dia vivem em situação de pobreza alimentar infantil grave. Consumo de três a quatro grupos de alimentos indica pobreza alimentar infantil moderada. Já o consumo de cinco ou mais grupos de alimentos significa que não estão em situação de pobreza alimentar infantil.
Impactos da Desnutrição Infantil
Para Danielle, a desnutrição infantil é uma condição grave que pode causar uma série de prejuízos ao desenvolvimento infantil a curto e longo prazos. Inicialmente, as crianças podem apresentar perda de peso, baixa estatura e atrasos no desenvolvimento cognitivo e motor. “A longo prazo, as sequelas podem incluir diminuição da capacidade intelectual, doenças crônicas, baixo desempenho escolar, menor fertilidade na vida adulta e, em alguns casos, óbito”, alerta a nutricionista.
Desafios Logísticos
O especialista em relações internacionais Ricardo Caichiolo explica que a escassez de caminhões e combustíveis, além das estradas destruídas, prejudica a logística para o transporte de alimentos em Gaza. “Há também problemas no fornecimento de energia elétrica que interferem na comunicação e coordenação entre as equipes que tentam auxiliar a população com a entrega dos alimentos”, revela.
Necessidade de Cessar-Fogo
“O cessar-fogo entre Israel e Hamas é fundamental. Sem ele, outras medidas políticas e econômicas terão êxito bastante limitado”, ressalta Ricardo.
Importância de Melhorar o Acesso e Inspeção
O professor de relações públicas também destaca a necessidade de ampliar o número de pontos de ingresso em Gaza e acelerar os processos de aprovação e inspeção de carga. “O trabalho é dificultado pelo fato de que não há nenhum lugar na Faixa de Gaza que seja seguro”, declara.
Atualmente, as rotas de passagem que têm permitido a travessia de caminhões são Kerem Shalom, no sul de Gaza, e Rez West, no norte.
Fonte: Junio Silva, Jornal Metrópoles
Mais em Portal Notícia Tem.