Nos hospitais de todo o mundo, os médicos balançam a cabeça em descrença, enquanto observam pacientes do Covid-19 que devem estar em coma ou “se aproveitando” da hipóxia – falta de oxigênio nos tecidos do corpo – verifique as mídias sociais, converse com enfermeiras e mal se queixam de desconforto ao respirar.
Alguns os apelidaram de “felizes hipóxicos”, um nome impróprio terrível para o que poderia ser uma recuperação longa e lenta – ou pior.
O termo médico apropriado é “hipóxia silenciosa”. Isso acontece quando as pessoas não sabem que estão sendo privadas de oxigênio e, portanto, estão aparecendo no hospital com uma saúde muito pior do que imaginam.
Normalmente, esses pacientes experimentam alguns sintomas do Covid-19 por dois a sete dias antes de aparecerem no hospital com queixa de aperto súbito no peito ou incapacidade de respirar profundamente, disse o Dr. Richard Levitan, médico de pronto-socorro há cerca de 30 anos. anos.
Enquanto ele pratica na Littleton Regional Healthcare em New Hampshire, Levitan recentemente passou quase duas semanas como voluntário na sala de emergência de um hospital da cidade de Nova York, perto do epicentro do surto devastador da cidade.
Lá, ele assistiu pacientes entrarem na sala de emergência com níveis de oxigênio no sangue tão baixos quanto 50%, tão baixos que deveriam ter sido incoerentes, até inconscientes. A saturação normal de oxigênio no sangue está entre 95% e 100% e qualquer coisa abaixo de 90% é considerada anormal.
Além disso, disse Levitan, a varredura dos pulmões desses pacientes mostrou sinais de pneumonia tão severa que eles deveriam sentir uma dor terrível ao suspirar pelo próximo suspiro.
“O raio X deles parecia horrível, o oxigênio era terrível, e ainda assim eles estavam completamente acordados, alertas em um telefone celular, e todos disseram que estão doentes há dias”, disse ele.
“E só recentemente eles notaram falta de ar ou fadiga ou algo mais”, acrescentou Levitan. “Isso é tão fascinante sobre esta doença e também tão terrível”.
É terrível porque, quando uma pessoa percebe que está tendo problemas para respirar fundo e pede ajuda, já está perigosamente doente.
“Alguns podem exigir um ventilador”. Levitan disse: “À medida que os níveis de dióxido de carbono aumentam, o fluido se acumula nos sacos aéreos e os pulmões ficam rígidos, levando à insuficiência respiratória aguda”.
Como isso pode acontecer?
Os médicos especulam que, para algumas pessoas, os problemas pulmonares do Covid-19 progridem de uma maneira que não é imediatamente aparente. Como os pacientes se concentram em combater sintomas como febre e diarréia, o corpo começa a lutar contra a falta de oxigênio, acelerando a respiração para compensar.
INSTAGRAM : @tvportalonline
Neste artigo:Coronavirus, Covid-19, Destaque