O lucro da Disney caiu 91% nos primeiros três meses de 2020, revelando os danos generalizados que a pandemia de coronavírus trouxe ao seu império da mídia.
Embora as vendas do segundo trimestre tenham aumentado 21%, para US $ 18 bilhões, o lucro da Disney sofreu um enorme impacto com o fechamento de seus doze parques temáticos, além dos enormes custos associados à implantação do serviço de streaming Disney +.
A unidade de parques, experiências e produtos da empresa foi particularmente afetada pelo surto.
O lucro operacional desse segmento caiu 58% em comparação ao ano passado – resultado da Disney ( DIS ) fechar seus parques temáticos e resorts em todo o mundo.
As ações da Disney caíram cerca de 2% nas negociações após o horário comercial.
Um sucesso de US $ 1,4 bilhão
A empresa informou que sua receita operacional no segmento de Parques, Experiências e Produtos caiu cerca de US $ 1 bilhão devido à perda de receita. Ele estima que os impactos do coronavírus em todos os seus negócios foram de até US $ 1,4 bilhão. Todos os doze parques da Disney na América do Norte, Ásia e Europa estão fechados desde 15 de março.
No entanto, a empresa anunciou que a Shanghai Disneyland, fechada desde janeiro, será reaberta em fases no dia 11 de maio . O parque receberá os hóspedes com novos procedimentos de saúde e prevenção, além de presença limitada .
Evitando os efeitos da pandemia em quase todas as partes de seus negócios, a Disney também disse que não pagará aos investidores um dividendo pela primeira metade do ano fiscal de 2020.
A empresa estima que a medida preservará cerca de US $ 1,6 bilhão em dinheiro, com base em um dividendo por ação de 88 centavos.
Apesar da interrupção do surto, Bob Chapek, CEO recém-cunhado da Disney, expressou confiança na força dos ativos da empresa.
“A Disney mostrou repetidamente que é excepcionalmente resistente, reforçada pela qualidade de nossas histórias e pela forte afinidade que os consumidores têm por nossas marcas”, disse Chapek em comunicado.
Bob Iger, presidente executivo da Disney e ex-CEO, ecoou a declaração de Chapek em uma ligação pós-ganhos.
“Como alguém que já existe há algum tempo e liderou a empresa em dias realmente difíceis nos últimos quinze anos … tenho confiança absoluta em nossa capacidade de superar esse período desafiador e de me recuperar com sucesso”, disse Iger.
Disney + é um sucesso caro
Embora os resultados da Disney ilustrem o quanto o coronavírus prejudicou seus negócios, houve um ponto positivo para a empresa: a Disney + .
Em apenas cinco meses, o serviço de streaming da empresa, que estreou em novembro, acumulou cerca de 54 milhões de assinantes pagos em todo o mundo, informou a empresa na terça-feira. Isso o coloca dentro do alcance impressionante das projeções de assinantes de longo prazo da Disney.
A empresa disse que as receitas de seus negócios diretos ao consumidor, que incluem Disney +, Hulu e ESPN +, aumentaram de US $ 1,1 bilhão no ano passado para US $ 4,1 bilhões.
No entanto, seu crescimento tem um grande custo para a Disney.
A empresa disse que o lucro operacional de sua unidade de streaming caiu US $ 812 milhões no segundo trimestre.
INSTAGRAM : @tvportalonline