A distribuição das doses começa na próxima sexta, abrangendo municípios de seis estados diferentes.
O Ministério da Saúde anunciou que expandirá sua campanha de vacinação contra a dengue para mais 625 municípios, localizados em seis estados brasileiros: Alagoas, Ceará, Sergipe, Rio Grande do Sul, Piauí e Mato Grosso. A iniciativa começa a partir da próxima sexta-feira (26), conforme divulgado pela pasta nesta quinta-feira (25).
Essa nova fase da campanha incluirá a distribuição de aproximadamente 986 mil doses do imunizante, marcando um aumento significativo no esforço para combater a doença no país. Até o momento, a vacina da dengue já está disponível em 25 unidades federativas, totalizando 1330 municípios.
A expansão ocorre em um momento crucial, visto que algumas vacinas estavam próximas do vencimento. Na última semana, a Câmara Técnica de Imunizações do Ministério decidiu ampliar as faixas etárias elegíveis para vacinação no Sistema Único de Saúde (SUS), permitindo que pessoas de 4 a 59 anos possam receber o imunizante, especialmente em locais onde haja doses remanescentes com vencimento até 30 de abril.
Essa medida busca otimizar o uso das vacinas e evitar desperdícios, embora a prioridade continue sendo as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária inicialmente indicada para a imunização. A adesão a essa faixa etária foi menor do que o esperado, o que levou a uma quantidade significativa de doses não utilizadas.
Até o momento, 1.682.139 doses foram distribuídas em todo o país, das quais 810.686 foram aplicadas. Ainda existem 700.488 doses cujo uso não foi registrado, indicando que podem não ter sido aplicadas ou que a informação de sua aplicação ainda não foi processada.
O Brasil foi o primeiro país no mundo a incluir a vacina contra a dengue em seu programa nacional de imunizações. A inclusão dessa vacina no SUS representa um marco importante na luta contra essa doença, que continua a ser uma das principais preocupações de saúde pública no país.