Desde antes da pandemia do novo coronavírus, o Brasil já era considerado o país mais ansioso do mundo,
Com 18,6 milhões de brasileiros, cerca de 9,3% da população, convivendo com o transtorno, segundo pesquisa de 2019 da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Durante a pandemia este quadro se agrava e é preciso achar uma forma de aliar a saúde física com a saúde mental, como explica o educador e terapeuta indígena Ubiraci Pataxó na manhã desta sexta-feira, 15, durante entrevista ao Isso é Bahia, na A TARDE FM.
Ubiraci utiliza da técnica da Terapia Comunitária Integrativa (TCI), onde reúne um grupo de pessoas para discutirem seus problemas em uma roda de conversa.
“Lidar com essa situação na pandemia requer criatividade e empoderamento social com as relações de família e amizade, que são as mais importantes. Como estamos separados separados dessas relações, a ansiedade aumenta”, explica o educador e terapeuta.
Durante a reunião da TCI, comenta Ubiraci, o amor e o afeto são dois pontos que ajudam a fortalecer as relações e que as pessoas que estão participando consigam superar os medos e aflições.
“Todos nós um dia tivemos medo, então trabalhamos o medo das pessoas de uma vez só em uma roda de terapia, que todos se conversam e se abraçam”, salienta.
Para o terapeuta, as rodas de conversa da terapia funcionam a partir da imprevisibilidade e tentam transformar os medos dos participantes em um sentimento bom.
“Como você vai emponderar uma mãe que teve um filho fuzilado, esquartejado? A TCI consegue fazer isso. A gente vai buscar na lama aquela flor de lótus, a flor da história da pessoa. Nós acolhemos a lágrima e a dor e sentimos da mesma forma da pessoa que está sofrendo”, acrescenta Ubiraci.
Formato online
Com a pandemia da Covid-19 e a necessidade do isolamento social, as rodas de conversa presenciais da TCI que o Ubiraci Pataxó participa precisaram parar de acontecer. Contudo, uma das soluções encontradas foram os encontros virtuais.
“Nós estamos em um momento de reaprender e a terapia vem como um acalento a alma. O que era o mal da sociedade, as redes sociais, hoje virou a benção para a gente se comunicar e se adaptar”, confessa o terapeuta durante a entrevista.
Com isso, as rodas de Terapia Comunitária Integrativa ministradas por Ubiraci Pataxó estão acontecendo gratuitamente todas as quarta-feiras, às 14h, através da plataforma de videochamada Zoom, com até 100 participantes por sessão.
Para mais informações, basta acessar o site do terapeuta e educador indígena ou sua conta no Instagram (@ubiracipataxo).
INSTAGRAM : @tvportalonline