Brasil

Sergipana de 119 Anos Pode Ser a Mulher Mais Velha do Mundo

Maria José dos Santos. (Foto: Professora Adriana Oliveira)
 

Maria José dos Santos, residente em Japoatã, Sergipe, pode estar prestes a entrar para o Guinness Book

A cidade de Japoatã, no Baixo São Francisco de Sergipe, pode ser o lar da mulher mais velha do mundo. Maria José dos Santos, nascida e residente na cidade, tem 119 anos e pode superar a atual recordista reconhecida pelo Guinness Book.

A Descoberta

A descoberta ocorreu durante o “Projeto Memórias do Meu Lugar”, idealizado por Adriana e a professora Thais Oliveira, que visa resgatar a história do município com os alunos da Escola Municipal Profª. Eliete de Melo Guimarães. Durante uma das visitas, a equipe encontrou Dona Jael, de 72 anos, que revelou que sua sogra, Maria José dos Santos, tinha 119 anos.

Surpresa, Adriana pediu para ver os documentos que comprovassem a idade da senhora. Ao verificar, Adriana percebeu que a família estava correta. Dona Maria foi encontrada sentada em sua cadeira de balanço. Devido à idade avançada, ela só responde aos parentes próximos, mas com a ajuda de sua nora, um breve bate-papo emocionou a todos.

Emoção e Registro

A visita causou grande comoção entre os alunos. “Meus alunos começaram a chorar. Foi um momento muito emocionante, pois estávamos vivenciando a história”, relatou Adriana. A família sempre soube do feito de Dona Maria, mas nunca tiveram a chance de provar oficialmente.

Busca pelo Reconhecimento no Guinness Book

Atualmente, o título de mulher mais velha do mundo pertence a Deolira Glicéria Pedro da Silva, do Rio de Janeiro, também com 119 anos, nascida em 10 de março de 1905. Maria José dos Santos, no entanto, é dois meses mais velha, nascida em 10 de janeiro de 1905.

Adriana, juntamente com a família de Dona Maria, está empenhada em buscar o reconhecimento oficial no Guinness Book. “Precisamos registrar ela rápido, mas isso tudo tem um custo, que é alto. Vamos buscar apoio para conseguir esse reconhecimento”, afirmou a professora.

Propaganda. Role para continuar lendo.

Reconhecimento e Divulgação

“A nossa Maria de Japoatã, no menor estado do Brasil, terá esse reconhecimento. Já buscamos documentos, estou fechando tudo. Até já apresentei um projeto na Câmara do Município para que fique registrado. Estamos divulgando nas redes sociais e as pessoas estão se interessando porque é algo extraordinário que vamos levar para o mundo”, finalizou Adriana.

Fonte: F5 News

Mais em Portal Noticia Tem.

Confira Também

Direito autoral © 2022 Noticiatem.com feito por Sbfagencia.com

Sair da versão mobile