conecte-se conosco

Olá o que procuras?

Bolsa de Valores hoje: Ibovespa abre em alta com apoio da Petrobras

economia

Bolsa de Valores hoje: Ibovespa abre em alta com apoio da Petrobras

 

Os preços do petróleo continuam a subir, devido ao impasse entre a Rússia e o Ocidente sobre a Ucrânia.

Ibovespa opera em alta de 1,17% na abertura do pregão de hoje (22), a 113.037 pontos, às 10h33, horário de Brasília. O índice descola novamente dos mercados internacionais, apoiado nos papéis da Petrobras (PETR3 e PETR4), que sobem 1,44% e 1,89%, respectivamente.

Divulgados nesta manhã, dados da FGV (Fundação Getúlio Vargas) mostraram que a confiança dos consumidores no Brasil teve recuperação a uma máxima em seis meses em fevereiro. O ICC (Índice de Confiança do Consumidor) subiu 2,9 pontos, a 77,0 pontos.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

“É preciso ter cautela, o nível do índice ainda é muito baixo em termos históricos, e o comportamento volátil dos consumidores nos últimos meses mostra que a incerteza elevada tem afetado bastante a manutenção de uma tendência mais clara da confiança no curto prazo”, diz Viviane Seda Bittencourt, coordenadora da pesquisa.

No cenário externo, investidores continuam de olho nas tensões na Ucrânia. A Rússia passou a enfrentar a perspectiva de novas e duras sanções ocidentais após o presidente russo, Vladimir Putin, reconhecer duas regiões separatistas no leste da Ucrânia e ordenar o envio de tropas para lá.

Líderes ocidentais avaliam o que Putin fará a seguir e se a Rússia iniciará uma invasão em larga escala da Ucrânia. O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, repeliu a ameaça de sanções, dizendo que o Ocidente as imporia independentemente dos eventos.

dólar opera em queda de 0,41%, sendo negociado a R$ 5,0861 na venda, com a moeda brasileira continuando a aproveitar fluxo de recursos estrangeiros atraído pelo juro alto no mercado local.

Propaganda. Role para continuar lendo.

Na Ásia, o mercado acionário chinês fechou em queda. O país anunciou que promoverá cortes maiores de impostos e taxas neste ano e intensificará os pagamentos a governos locais para compensar o impacto nas receitas, a fim de apoiar a economia em desaceleração.

A forte recuperação econômica da China começou a perder força em meados do ano passado, pressionada por problemas de dívida no mercado imobiliário e medidas rígidas de combate à Covid-19, que afetaram a confiança e os gastos do consumidor.

O mercado acionário japonês também fechou em baixa, pressionado pelas ações ligadas ao consumo. Os setores de energia e saúde, porém, conseguiram registrar alguns ganhos, reagindo ao avanço nos preços do petróleo, e à alta de 9,55% da farmacêutica Daiichi Sankyo.

O Hang Seng, de Hong Kong, perdeu 2,69%; e o BSE Sensex, de Mumbai, fechou o dia em queda de 0,66%. Já no Japão, o índice Nikkei cedeu 1,71%, enquanto o Shangai, na China continental, caiu 0,96%.

Na Europa, os principais índices operam sem direção única. Além de repercutirem a escalada das tensões na Ucrânia, os investidores analisam a perspectiva de um encerramento das compras de títulos pelo BCE (Banco Central Europeu) antes do esperado.

Gaston Reinesch, um dos membros mais antigos do conselho do banco central, argumentou que a economia pode se recuperar mais rápido do que o previsto, e as atuais pressões sobre os preços podem impulsionar os salários, aumentando ainda mais as pressões inflacionárias.

“Não seria totalmente infundado considerar que o fim das compras líquidas de ativos sob o atual Programa de Compra de Ativos poderia ocorrer mais cedo”, disse.

Por volta das 10h33, o Stoxx 600 perdia 0,13%; na Alemanha, o DAX recuava 0,27%; na França, o CAC 40 operava em baixa de 0,06%; na Itália, o FTSE MIB caía 0,35%; enquanto, no Reino Unido, o FTSE 100 avançava 0,22%.

Propaganda. Role para continuar lendo.

No cenário das commodities, os preços do petróleo continuam a subir, devido ao impasse entre a Rússia e o Ocidente sobre a Ucrânia, enquanto o minério de ferro recua. (Com Reuters)

VEJA MAIS : NT

FONTE : FORBES

Confira Também

economia

 O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores do Brasil, atingiu um novo recorde ao alcançar 136 mil pontos pela primeira vez nesta segunda-feira...

Brasil

 Afrouxamento da meta fiscal abala economia brasileira, especialistas analisam o impacto. Brasil reavalia controle das contas públicas e brasileiros sentem os reflexos. “Brasil à...

economia

  petróleo está fervendo novamente, com o preço do barril subindo em resposta a uma série de fatores geopolíticos e especulações sobre o fornecimento....

Esportes

 O NoticiaTEM, liderado pelo Dr. Silvio Fraça, presidente do SINAJ (Sindicato Nacional de Jornalismo), esteve recentemente em Minas Gerais para cobrir um evento de...

economia

 Ibovespa, dólar, alta, dados econômicos, balanços corporativos, mercado financeiro, inflação, emprego brasileiro, Caged, investimentos. “Mercado em Frenesi! Dólar Dispara e Ibovespa Surpreende com Altas!...

economia

 Petrobras, ações, recuperação, Lula, Haddad, Prates, Silveira, Fazenda, conselho, investidores, dividendos extraordinários, mercado. “Turbilhão de Notícias: Ações da Petrobras Disparam 3% em Dia de...

economia

 O bitcoin está novamente em destaque, ultrapassando a marca impressionante de US$ 70 mil. Mas o que está por trás desse novo recorde? Descubra...