O apresentador e pré-candidato à prefeitura de São Paulo, José Luiz Datena (PSDB), afirmou que o presidente Lula (PT) fez governos superiores aos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A declaração foi dada na terça-feira (16), em entrevista ao portal UOL e ao jornal Folha de S. Paulo.
Declarações de Datena
Datena argumentou que a popularidade de Lula e seus governos não são acidentais. “Lula não foi eleito três vezes à toa, óbvio que foi o Lula. Ele fez realmente dois bons governos, mas foi ajudado pelo cenário político externo”, destacou o apresentador. Datena destacou o contexto econômico favorável durante os mandatos de Lula como um fator que contribuiu para o sucesso de seus governos.
Atos Golpistas de 8 de Janeiro de 2023
Durante a entrevista, Datena também foi questionado sobre os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. O pré-candidato classificou o ocorrido como uma “tentativa clara e absurda de golpe de Estado”. Essa posição firme alinha-se com sua crítica a movimentos antidemocráticos e reforça seu compromisso com a estabilidade institucional.
Possível Desistência da Candidatura
Datena foi questionado sobre a possibilidade de desistir da candidatura, como ocorreu em outras ocasiões. O apresentador declarou que desistirá da disputa caso seja “sacaneado” por políticos. “Eu não confio na palavra de político”, afirmou Datena. “Quando o político me sacaneia, como me sacanearam em todas as outras oportunidades — e não cabe lembrar por que —, eu larguei esses caras no meio do caminho”.
As declarações de Datena destacam sua visão crítica sobre o cenário político atual e passado do Brasil. Suas comparações entre os governos de Lula e Bolsonaro e suas críticas aos atos golpistas e à classe política em geral refletem sua postura firme e independente. Resta saber como essas posições impactarão sua campanha à prefeitura de São Paulo.