Apesar da interdição do trecho, templo religioso não foi interditado.
A Rua de São Francisco, no Pelourinho, centro de Salvador, foi interditada para tráfego de veículos nesta terça-feira (20) para um procedimento de restauração de um pináculo da torre direita da Igreja São Francisco, uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo.
A interdição foi feita pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) a pedido do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Segundo comunicado divulgado nas redes sociais da igreja, a movimentação constante de veículos no local pode ocasionar transtornos.
No comunicado, os administradores da igreja informaram que apesar da interdição da rua, o templo religioso não foi interditado. As atividades e visitação da Igreja e Convento de São Francisco acontecem normalmente.
Igreja São Francisco
Erguidos entre os séculos XVII e XVIII, a Igreja e o Convento de São Francisco são classificados como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo e tombados pelo Iphan. Os azulejos portugueses do século 18 reproduzem o nascimento de São Francisco e estão adornados por talhas de madeira moldadas com ouro em pó e com símbolos do barroco brasileiro: folhas, pelicanos, flores, anjinhos.
Dentro da igreja há imagens policromadas de mestres santeiros baianos, obras-primas da arte sacra, muito jacarandá esculpido e duas pias de pedra, doadas por D. João V, rei de Portugal. No templo também há púlpitos e teto com várias pinturas sacras, além de imagens de São Pedro de Alcântara, São Benedito, São José, Coração de Jesus, Santo Antônio e São Francisco de Assis no altar-mor.
No lado esquerdo, destacam-se as imagens de N. S. da Conceição, N. S. da Glória, N. S. da Piedade, N. S. Santana, Santa Luzia e São Domingos.
Igreja São Francisco Ordem 1ª
Missas: Ter às 8h e 17h. Dom – 8h
Horários das visitações: Seg a sab – 9h às 17h. Dom – 10h às 16h
Preços das visitações: taxa R$ 10
Veja mais notícias no noticiatem.com