O que era para ser uma noite de alegria e nostalgia para os fãs do RBD no Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro, acabou em momentos de terror e insegurança.
Após o primeiro show da banda mexicana no Brasil, parte do público enfrentou arrastões e falta de segurança nas proximidades da estação de trem Engenho de Dentro.
Relatos angustiantes surgiram nas redes sociais, com vídeos mostrando a confusão e o medo dos fãs. Uma seguidora da banda relatou ter escapado de três arrastões na saída do estádio. Amanda Moreira, uma maquiadora presente no evento, criticou a ausência de policiais na área. “A gente estava indo em direção à estação de trem, e várias pessoas voltaram correndo”, declarou.
Arrastão novamente e a polícia dizendo que não tava tendo arrastão nenhum! É um absurdo a falta de Segurança 😢#SoyRebeldeTour pic.twitter.com/B3MVcyTapU
— Giovanna ✨ (@kathrbdecb) November 10, 2023
Ana Carolina Gonzaga, estudante, e sua amiga detalharam a situação alarmante: “Estava tudo certo, e aí que a galera aproveitou mesmo para fazer o arrastão”. Outra testemunha, a cineasta Carolina Ferreira, descreveu como os fãs ficaram encurralados e criticou a inação dos poucos policiais presentes.
Gabriela Paruki, uma cadeirante, enfrentou desafios ainda maiores ao tentar sair do local devido ao tumulto. “Foi uma correria muito grande. Na hora, eu estava saindo pelo portão, o bombeiro de lá de dentro estava me ajudando a sair. E na hora que ele ia me ajudar a descer na rampa, o tumulto começou e ele falou: ‘Olha, eu vou ter que te deixar aqui’”, contou.
Consegui registrar um pouco de um arrastão pós show do RBD no Engenhão. SOS, eu vi muito mais confusão e roubo q isso! Tô assustado real. 👀 pic.twitter.com/8LxaAezvzt
— Malvar (@GabMalvar) November 10, 2023
Alguns fãs buscaram refúgio na área externa de um hospital nas proximidades, enquanto a TV Globo exibiu imagens do caos. Nas redes sociais, internautas expressaram indignação e medo. “Arrastão novamente e a polícia dizendo que não estava tendo arrastão nenhum! É um absurdo a falta de segurança”, criticou uma usuária.
A Polícia Militar informou que não foi acionada para atender crimes após o show, mas afirmou que “o esquema de policiamento na região já está sendo reavaliado pelo 3ºBPM (Méier)”.
Este incidente levanta questões sobre a segurança em grandes eventos e a necessidade de medidas mais eficazes para proteger o público.