Olodum vai homenagear presidente da Etiópia
A presidente da Etiópia, Sahle-Work Zewd, será uma das personalidades femininas premiadas com o Troféu Ujamaa 2020, promovido pelo grupo Olodum. A cerimônia irá acontecer hoje, às 19h30, no Teatro Castro Alves.
Zewd é diplomata a mais de 30 anos e chefiou o Escritório da Organização das Nações Unidas em Nairobi, no Quénia. Para receber a honraria, ela não poderá estar presente, mas indicou o embaixador da Etiópia no Brasil, Yalew Abate Reta, para representá-la.
Além de Zewd, a cantora Daniela Mercury, Hildete Lima – fundadora do Bloco Afro Ilê Aiyê, a jornalista Fernanda Moreira, a produtora cultural Thelma Chase, entre outras personalidades femininas, também serão homenageadas.
Olodum vai homenagear presidente da Etiópia
O grupo Olodum foi fundado em 1979, no Centro Histórico de Salvador e celebra 40 anos de história, arte e cultura afro brasileira. Tombado pela ONU como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Bahia, o grupo tornou-se uma das mais importantes expressões da música mundial.
O bloco afro foi inicialmente criado como opção de lazer para os moradores de Maciel/Pelourinho, a fim de garantir o direito de brincarem o carnaval de maneira organizada e também para mostrar a origem, história e cotidiano da população negra do centro de Salvador.
Olodum é uma palavra de origem yorubá e, no ritual religioso do candomblé, significa “Deus dos Deuses” ou “Deus maior” Olodumaré, não representa um orixá mas, o Deus criador do Universo.
Criada em 1987, a Banda Olodum estreou no mercado musical com o álbum Egito Madagascar, disco consagrado pelo sucesso da música “Faraó”.
Veja mais notícias no TV PORTAL BAHIA