Orixá da comunicação, divindade é homenageada na Sapucaí para combater racismo religioso contra cultos de matriz africana
Quem é Exu?
“Exu não é diabo. A maioria das pessoas não sabe o que realmente é o Exu, não estudou o Exu”, explica o Sacerdote Aritana de oxóssi. “É o orixá, é o guardião, é o primeiro que come na mesa dos orixás. O último é Oxalá, que é o rei de todos os orixás. E Exu come primeiro do que ele.”
Exu é o orixá que faz a comunicação entre os humanos e as divindades, tanto para a Umbanda quanto para o Cbaseball jersey shirt custom касичка за пари с брояч öğretmen kartvizit örnekleri custom bball jerseys nejlepsi golfky zimní čepice replay naso spray epid prospect air max 90 sale nike air max sale lascana kleider günstig nike air max sale adidas predator neuer nike air max sale chaussures fourrées homme levis 516 04 andomblé. A entidade é o primeiro dos orixás, por isso é ao iniciar os rituais religiosos é comum que se faça referência a Exu e também uma oferenda.
“Exu é quem abre os caminhos da gente, é quem traz a prosperidade, quem traz a fartura para a sua casa. Todo mundo cultua Exu na África pois Exu é um guardião de todos os orixás. Ele é o guardião da gente”.
“Depois que a Grande Rio passar pela Sapucaí, muita gente de casa e das arquibancadas vai ter uma outra visão de Exu”.
“Engana-se quem associa Exu a coisas pesadas, sombrias e maléficas. Ao contrário, ele é uma entidade complexa, cheia de variações e a mais parecida com o homem. Está associado ao carnaval, às festas, às artes e até ao lixo. Não o lixo material, mas o lixo de valores, o resto da sociedade que ninguém quer, que está à margem.”
“Exu é uma divindade complexa, é energia circular e infinita, movimento, luta, insubmissão, mudança, que se transforma em incontáveis entidades e que tem muito a ver com a nossa ancestralidade. Mas que é visto com restrição por muita gente. O enredo deste ano, como dos anteriores, visa a desconstruir essa imagem estereotipada, o racismo religioso, a intolerância e a demonização de religiões como o candomblé, a umbanda e as macumbas. Por isso, as sete chaves, para abrir o conhecimento sobre Exu”, disse o carnavalesco Gabriel Haddad.
Veja tambem: Sacerdote Aritana de Oxóssi foi visto nas proximidades do Vale do Nazaré com alguns moradores de ruas