Aglomeração e filas foram registradas na porta da secretaria municipal responsável pelo recadastramento. Dados do Cadúnico devem estar atualizados para que as pessoas recebam o Auxílio Brasil.
Aglomeração e filas imensas continuaram a ser registradas no início da tarde desta quarta-feira (17), em frente a sede da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), que fica no bairro do Comércio, em Salvador.
Através de imagens é possível ver as pessoas amontoadas em frente à secretaria, com guarda-chuvas para se proteger do sol.
As longas filas no local ocorrem deste a manhã e foram formadas por pessoas que buscam o recadastramento do Cadúnico, para receberem pagamento de benefícios sociais.
No início da tarde, algumas pessoas conseguiram acessar o salão de atendimento, mas muitas permaneciam do lado de fora da secretaria.
O atendimento no órgão começou às 8h, mas antes das 6h agentes da secretaria começaram a organizar a fila. Algumas pessoas disseram ter chegado ao local na noite de terça-feira (16).
Uma mulher que buscou a sede do órgão para fazer o recadastramento reclamou da falta de informações. Segundo ela, o serviço não funcionava no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de São Cristóvão, uma das unidades de referência para o procedimento, e por isso precisou seguir para o centro da capital baiana.
“Estive no CRAS de São Cristóvão, mas não está tendo nada lá. Disseram que era para buscar a prefeitura-bairro, mas lá também mandaram vir para cá. Se eles colocassem suporte nos bairros, de verdade, muita gente não estaria aqui”, comentou a mulher, cujo nome não foi divulgado.
No início dessa semana, canais da prefeitura apresentaram falha e por isso os usuários não conseguiram agendar atendimento. E quem conseguiu marcar, reclamou de atraso.
José Rogério de Souza, que está desempregado, esperou a tarde inteira de terça por um atendimento previamente marcado e desistiu, de tanto que aguardou. Ele voltou ao local na manhã desta quarta, para tentar novamente, mas se assustou com o tamanho da fila. “Já vi que vou perder um tempão hoje, de novo, com esse agendamento que não funciona”.
Segundo a Sempre, Salvador tem cerca de 40 mil pessoas que precisam fazer o recadastramento do Cadúnico. São pessoas que tiveram o Bolsa-Família bloqueado ou estão com os dados desatualizados há mais de dois anos. Além deste grupo, quem está em situação de pobreza precisa fazer o cadastro, pela primeira vez.
Para fazer o agendamento em prefeitura-bairro é preciso acessar o site Hora Marcada ou pelo Whatsapp através do assistente virtual, pelo número (71) 98392-3927. Nesses canais também é possível fazer a marcação para a sede da Sempre, no Comércio.
Já para o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é preciso ter o aplicativo Fala Cidadão. O atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, exceto nos feriados.
Fonte: g1
Veja também: Presos pela PM Três homens que cometiam assaltos em Lauro de Freitas