Medida foi tomada nesta sexta (21) pelo presidente Geraldo Júnior por conta do aumento da Covid-19 e vai até o dia 31 de janeiro.
Em meio ao aumento dos casos de Covid-19 em Salvador, a Câmara Municipal de vereadores suspendeu o atendimento presencial entre os dias 24 a 31 deste mês. A determinação do presidente da Casa, vereador Geraldo Júnior (MDB), foi publicada na edição do Diário Oficial desta sexta-feira (21).
Com isso, o expediente virtual será mantido, exceto para as atividades de manutenção predial, informática, serviços gerais e segurança patrimonial.
O presidente Geraldo Júnior recomendou a todos os vereadores e servidores que mantenham as medidas preventivas recomendadas pelas autoridades de saúde.
Assembleia também suspende atividades presenciais
Na quinta-feira (20), a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) também anunciou que vai suspender todas as atividades presenciais por dez dias a partir desta sexta-feira (21).
De acordo com o órgão, o crescimento de infecções pela Covid-19 entre parlamentares e funcionários acendeu um alerta na Alba e o presidente Adolfo Menezes optou pelo isolamento social como mecanismo de proteção, quando as ocupações de UTIs e de leitos clínicos já ultrapassam a marca dos 70% na Bahia.
Para o presidente da Alba, evitar a disseminação da variante Ômicron exige atitudes mais duras de todos os gestores e a suspensão de dez dias contribuirá para isso.
O mesmo protocolo de restrições adotado quando do início da pandemia em março de 2020 será empregado, com ênfase no trabalho remoto. Como o Legislativo está em recesso, o primeiro depois de dois anos de luta contra o Covid-19, não será necessária a realização de sessões plenárias ou de comissões remotas.
O período de fechamento completo da Alba vai até o dia 31 de janeiro, véspera da reabertura dos trabalhos ordinários – em 1° de fevereiro.
A decisão de baixar um ato suspendendo os trabalhos presenciais ocorreu após reunião do deputado Adolfo Menezes com os superintendentes de Recursos Humanos da Alba, Francisco Raposo (a quem o Serviço Médico é subordinado), e da Administração e Finanças, Robson Coutinho.
Portanto, até o dia 31 de janeiro apenas os serviços mais essenciais terão acesso às dependências da Assembleia, sendo proibido o acesso do público externo.
Durante o período de suspensão, o corpo dirigente da Ala monitorará o ritmo de avanço da pandemia na Bahia, para identificar se haverá necessidade de implantação de medidas de distanciamento social mais severo após a reabertura dos trabalhos.
A reabertura será de forma híbrida, com as sessões plenárias e de comissões podendo ser frequentadas pelos deputados estaduais presencialmente ou de forma remota.
Fonte: g1
Veja Também: Endrick Jóia do Palmeiras, Depois do Golaço Barcelona sinaliza com R$ 276 milhões