Entre janeiro e março deste ano, foram feitos 122 registros de furto no metrô da capital baiana. Na quarta-feira, crime causou lentidão no serviço.
O furto a cabos da rede de energia e telefonia poderão ser comunicados à Guarda Civil Municipal de Salvador (GCM), por meio mensagens pelo WhatsApp. As denúncias podem pelo número (71) 99623-4955, de forma anônima.
Além de mensagens de texto, também é possível mandar áudios de até 30 segundos. Fotos ou vídeos também podem ser enviados a esta central central. O contato é restrito às mensagens por aplicativo e não é válido para chamadas telefônicas.
A iniciativa foi adotada para tentar inibir a ação de criminosos, já que os furtos causam prejuízo financeiro e transtornos aos usuários do serviço público na capital baiana. O diretor da GCM, Maurício Lima, explicou que, após receber a denúncia, o planejamento da corporação é enviar equipes o mais rápido possível ao local apontado.
“A população tem o canal direto para nos encaminhar um vídeo, uma imagem, uma foto ou um áudio para que a gente apure aqui na Guarda Civil Municipal e possa encaminhar a viatura o mais rápido possível. A gente quer que a coisa seja rápida para que a gente atue e possa encaminhar à Polícia Civil essas pessoas atuando nesse delito”, explicou.
Segundo a prefeitura, de janeiro a julho deste ano, foram registradas 41 ocorrências relacionadas a esses tipos de crimes – duas pichações, dois outros atos de vandalismos, 22 furtos de fios e 15 depredações ao patrimônio público.
Os bairros que tiveram registros foram: Fazenda Grande do Retiro, Canela, Campinas de Pirajá, Barris, Canabrava, Liberdade, Graça, Pau Miúdo, Itaigara, Cabula, Parque Bela Vista, Pituba e Armação.
Prejuízo a usuários do metrô
Na quarta-feira (24), duas ocorrências de furto de cabos no sistema de metrô de Salvador provocaram lentidão no percurso dos trens e um transtorno aos usuários do serviço. Por volta das 12h30, os passageiros perceberam o problema e houve aglomeração nas estações. Cerca de quatro horas depois o caso foi resolvido.
No entanto, às 17h, houve um novo furto e outra vez houve lentidão no sistema de metrô. No horário de maior fluxo de passageiros, pessoas relataram diversos problemas causados pela vagareza do transporte. Nesta quinta-feira (25) o transporte funciona normalmente.
“Cheguei na Estação Aeroporto e já estava super cheio. Inclusive, estou gestante e tive que descer para ir no banheiro. Muito lento, não estou aguentando mais. A gente sai do trabalho querendo descansar e essa demora”, disse a auxiliar administrativa Gláucia Ferreira.
A babá Iza Ferreira também lamentou a ocorrência gerada pelo furto de cabos.
“É frustrante porque é o nosso meio de transporte mais acessível que o ônibus. A gente evita pegar engarrafamento e facilita muito. Passar por essa situação acaba complicando”, comentou a mulher.
No ano passado, foram 106 ocorrências de furto a cabos registrados no metrô de Salvador. Somente entre janeiro e março deste ano, 122 foram contabilizados.
Segundo a CCR Metrô, concessionária que administra o transporte, uma força-tarefa foi montada para reduzir os crimes e não divulgou os dados atualizados dos furtos. A concessionária disse que os dados são sigilosos. Não há informações se os suspeitos foram identificados pelas câmeras das estações.
Fonte: g1
Veja também: Papa Francisco prepara sucessão com posse de 20 novos cardeais