Grupo de manifestantes contam com adeptos de religiões de matrizes africanas, ambientalistas, e moradores do bairro.
Um grupo de manifestantes protesta, na manhã desta quinta-feira (10), nas dunas de Itapuã, ao lado da avenida Dorival Caymmi. A manifestação é contrária a um projeto da prefeitura de Salvador que pretende urbanizar a área. Manifestantes fecham parte da via. Polícia Militar e Transalvador acompanham a manifestação.
O grupo de manifestantes conta adeptos de religiões de matrizes africanas, ambientalistas, e moradores do bairro. Mais cedo, o prefeito de Salvador esteve no local, onde assinou a ordem de serviço que autoriza o começo das obras. Moradores afirmam que não foram ouvidos pela prefeitura para a realização do projeto.
Durante o ato dos manifestante foram registradas cenas de empurrões de policiais contra os manifestantes que tentaram fechar toda a via. Algumas pessoas chegaram a se deitar no chão durante o protesto.
O projeto criticado pelo grupo foi elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), e integra as ações do projeto de Requalificação e Mobilidade Urbana de Salvador. Segundo a prefeitura, as obras atendem às normas de proteção ambiental.
O projeto prevê a construção de uma sede, sanitários, auditório, iluminação, macro e microdrenagem, recantos e mirantes, dentre outros itens.
Além disso, o grupo protesta contra um outro projeto em tramitação na Câmara de Vereadores de Salvador, que prevê a mudança do nome do local de Dunas da lagoa do Abaeté para “Monte Santo Deus Proverá”. O projeto está desde dezembro na Comissão de Constituição e Justiça e Redação Final da Câmara.
O projeto, de autoria do vereador Isnard Araújo, 2º vice-presidente da Câmara, diz que o parque do Abaeté é um local frequentado por evangélicos e grupos neopentecostais e que a mudança seria uma forma de “homenagear cada pessoa que professa sua fé e realiza seus cultos no local”.
No entanto, o local é historicamente frequentado por adeptos de religiões de matrizes africanas. O Abaeté é considerado sagrado pelos adeptos do candomblé.
Fonte: g1
Veja Também: Tiroteio entre policiais e suspeitos assusta moradores do IAPI, em Salvador