O Sacerdote Aritana de Oxóssi usou de forma criativa a historia da Independência da Bahia para conscientizar sobre a prevenção da corona vírus.
Veja como de forma criativa e representadora o Sacerdote levou o assunto para suas redes sócias, a campanha foi criada pela equipe de marketing de Aritana.
As batalhas pela independência da Bahia tiveram a presença de MULHERES que muitas vezes são esquecidas pela historia. As mulheres desempenharam um papel importantíssimo no processo, e muitas se destacaram nas batalhas e na ajuda aos soldados.
Sempre foi dito que a história é contada pelos vencedores, e ao longo do tempo eles costumavam ser sempre homens, brancos e colonizadores, e é por isso que trazemos a historia de três mulheres que fizeram parte dessa batalha pela independência:
Maria Felipa: Descendentes de africanos sudaneses, Maria Felipa nasceu em Itaparica e fez história por sua grande coragem nos combates travados contra os portugueses. Conta-se que a baiana, praticante da capoeira, era extremamente atraente e de porte físico de chamar a atenção. Muito querida na ilha, ganhava a vida vendendo marisco. Sua participação na luta pela independência da Bahia foi bastante ativa, não se limitando a discursos inflamados, suas armas, no entanto, foram a inteligência, a coragem e a solidariedade.
Maria Quitéria: Maria Quitéria nasceu na cidade de Feira de Santana, na Bahia, em 1792. Vivia com seus pais, mas sua mãe faleceu quando ela tinha dez anos. Quando Dom Pedro proclamou a independência no Brasil, as tropas portuguesas que estavam na Bahia se recusam a reconhecê-lo como Imperador. Neste contexto, se apelou à população masculina para que se alistasse e combatesse.
Assim, pediram ao pai de Maria Quitéria que mandasse alguém de sua família para a guerra, mas ele não tinha nenhum filho na idade requerida. Foi quando Maria Quitéria se ofereceu para acompanhar o batalhão.
Joana Angélica: No dia 12 de dezembro de 1762 nascia, em Salvador, Joanna Angélica de Jesus, uma religiosa baiana que foi assassinada defendendo o Convento da Lapa, em Salvador, contra soldados portugueses. Na época, ela era abadessa da instituição religiosa. Em fevereiro de 1822, a cidade estava agitada por conta da chegada de tropas portuguesas do brigadeiro Inácio Luís Madeira de Melo, que estavam em Salvador desde o Dia do Fico.
Você sabe o que foi o ato de independência?
Se não sabe, aprenda agora!
A Independência da Bahia foi um movimento que, iniciado em 19 de fevereiro de 1822 e com desfecho em 2 de julho de 1823, motivado pelo sentimento federalista emancipador de seu povo, terminou pela inserção da então província na unidade nacional brasileira, durante a Guerra da Independência do Brasil.
Entendeu?
Seja você um herói do presente e salve o seu e o nosso futuro!
SIGA AS 5 DICAS
Ajude a combater o coronavírus
1- MÃOS: Lavar freqüentemente
2- COTOVELO: Usar para cobrir a tosse
3- ROSTO: Não tocar
4- ESPAÇO: Manter a distância segura
5- CASA: Não sair, se possível
INSTAGRAM : @Noticiatem