O programa Bahia Sem Fome foi apresentado nesta sexta-feira (24), em Salvador, pelo governador Jerônimo Rodrigues. A iniciativa tem como objetivo dar suporte a 1,8 milhão de cidadãos em situação de insegurança alimentar e nutricional.
A primeira etapa da campanha consiste na arrecadação de alimentos, envolvendo órgãos públicos, a iniciativa privada e a população.
Durante o evento, o governador fez a entrega simbólica de cestas básicas para representantes de movimentos sociais, associações de quilombolas, indígenas, marisqueiras, pessoas em situação de rua, povos de terreiro, entre outros.
Ainda conforme o governador, o Bahia Sem Fome será oficialmente lançado, após a aprovação de Projeto de Lei que será enviado para a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).
De acordo com o coordenador-geral das Ações Estratégicas de Combate à Fome, Tiago Pereira, o programa vai abranger um público alvo muito maior quando virar lei. Ele envolverá a escola pública, os bancos de leite materno, a agricultura familiar, feiras agrícolas e centros públicos de economia solidária.
Primeira ação
Governador Jerônimo Rodrigues participou do evento — Foto: Antonio Queirós/GOVBA
Como primeira ação do programa, o governo informou que irá promover uma arrecadação permanente de alimentos em órgãos estaduais, nas sedes das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), do Corpo de Bombeiros, das Polícias Civil e Militar, Conder, SineBahia e nos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) espalhados pelo estado.
Postos do SAC, Centros Sociais Urbanos, colégios e eventos apoiados pelo Estado, além de empresas e organizações da sociedade civil também serão pontos de coleta de alimentos.
Os itens serão distribuídos em igrejas, terreiros, centros comunitários e educacionais, sedes de movimentos sociais, Organizações da Sociedade Civil, Centros de Referência de Assistência Social e Centros de Referência de Assistência Social.
Fonte: G1
Para mais noticias: Noticiatem