O governador da Bahia, Rui Costa (PT), comentou na manhã desta quinta-feira (02), durante ato simbólico em homenagem à Independência da Bahia, a polêmica declaração do prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, que afirmou que reabriria o comércio “morra quem morrer“.
Rui afirmou que em junho o município registrou alta taxa de contaminação, e após medidas drásticas os números estabilizaram. Entretanto, após a reabertura, os casos voltaram a subir.
“O alimento desse vírus é a convivência social. Goste ou não goste, queira ou não queira. Você fecha, despenca. Abre, acelera. Não tem mágica, é matemática isso”, afirmou Rui.
Ele disse que chegou a pedir a Gomes que não abrisse o comércio e, por um momento, foi atendido. Mas por conta da pressão de diversos lados que prefeitos têm relatado, decidiu reabrir o comércio.
“Tem uma voz nacional que diz que é para abrir e ganha setores da sociedade que querem abrir. E as pessoas às vezes saem do ponto, perdem o equilíbrio emocional. Não vou julgar nem culpar ninguém”, pontuou Rui.
Ele disse que nesta quarta-feira (1º) chegou a conversar com Fernando Gomes, que lhe relatou nunca ter vivido situação parecida com a atual.
“Ontem ele me disse que está no quinto mandato e nunca viveu uma situação dessa, nunca se sentiu tão pressionado por todos os lados desse jeito. Infelizmente é uma situação muito tensa e espero que a gente consiga manter a serenidade e a calma pra atravessar”, finalizou Rui.
INSTAGRAM : @Noticiatem
Governador afirmou que nesta quarta-feira (1º) chegou a conversar com Fernando Gomes, que lhe relatou nunca ter vivido situação parecida com a atual