Fluminense, atual campeão da Libertadores, é o lanterna do Campeonato Brasileiro. O time treinado por Diniz tem 6 pontos em 10 jogos.
O Campeonato Brasileiro de 2024 está desafiando a ideia de que a tradição dos grandes clubes faz diferença. Se o Vitória vencer o Atlético-MG nesta quinta-feira (20/6) às 18h30, o Vasco entrará na zona de rebaixamento, formando um Z-4 histórico com gigantes do futebol brasileiro.
Situação Atual dos Times
Atualmente, a zona de rebaixamento conta com:
- Corinthians: 17º, com 7 pontos
- Grêmio: 18º, com 6 pontos
- Vitória: 19º, com 6 pontos
- Fluminense: 20º, com 6 pontos, atual campeão da Libertadores.
Se vencer e somar três pontos, o Vitória sai do Z-4, empurrando o Vasco para a zona de rebaixamento. Isso resultaria em uma zona de rebaixamento composta apenas por grandes clubes nacionais, todos do eixo Sul-Sudeste: dois cariocas, um paulista e um gaúcho.
Jogos Atrasados do Grêmio
No entanto, o Grêmio ainda tem dois jogos a menos que os outros times na zona de rebaixamento. O Tricolor Gaúcho não jogou as partidas da 5ª e 6ª rodada devido ao desastre ambiental no Rio Grande do Sul. Esses jogos atrasados, contra Criciúma (em casa) e Atlético-MG (fora), serão realizados durante a data Fifa das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. A CBF tem quatro opções de janela para ajustar o calendário do torneio.
Inversão do Mando de Campo
Antes proibida pelo regulamento do Campeonato Brasileiro, a inversão de mando de campo foi flexibilizada devido à situação dos times do Rio Grande do Sul. Isso permite que Grêmio, Internacional e Juventude tenham mais tempo para recuperar os estádios e centros de treinamento, podendo mandar seus jogos em casa no segundo turno do Brasileirão. No entanto, a inversão do mando dependerá de um acordo entre os clubes envolvidos na partida. Outras soluções, como jogar em outro estado, também estão sendo consideradas.
Conclusão
A situação atual do Campeonato Brasileiro é crítica para alguns dos maiores clubes do país. A próxima rodada poderá trazer mudanças significativas na zona de rebaixamento, destacando a imprevisibilidade e a competitividade do torneio.
Fonte: Metrópoles
Mais em Portal Notícia Tem.