Uefa apresenta condições para Manchester City e Girona na Champions League 2024/25
A Uefa sugeriu ao City Football Group (CFG) que venda a sua participação no Girona para a próxima temporada, de acordo com um documento da entidade citado pelo jornal britânico “The Times” e pela agência de notícias “AP”.
O motivo? O clube espanhol e Manchester City disputarão a Champions League 2024/25 e ambos pertencem à mesma empresa. O CFG é dono de 100% do time inglês e tem 47% do Girona.
Segundo o documento, a Uefa indicou que o problema estará resolvido se o grupo vender suas ações no clube espanhol até reduzir a participação a um máximo de 30%. A outra sugestão é transferir todas as ações que possui do time catalão para um fundo cego supervisionado por um painel apontado pela entidade.
No artigo 5 do regulamento da Uefa Champions League (Integridade da Competição / Multi-club ownership) afirma que não é permitido a qualquer indivíduo, entidade legal ou clube “possuir ações”, “estar envolvido”, “ter algum poder” e/ou “ter controle ou influência” em mais de um clube participante de competições europeias.
No entanto, a principal estratégia que os envolvidos adotaram para se enquadrarem às regras estabelecidas pela Uefa foi alteração de membros dos conselhos de administração das empresas que controlam os clubes. Apesar de pertencerem a um mesmo dono, os clubes teriam decisões tomadas por equipes diferentes, não tendo mais conexão direta com a outra equipe do grupo.
Manchester City e Girona carimbaram vaga na próxima Liga dos Campeões devido ao desempenho nos respectivos campeonatos. O time inglês é o líder da Premier League faltando apenas uma rodada para o fim, enquanto a equipe da Espanha é terceira colocada do Espanhol com dois jogos a serem disputados.
Outros casos na Champions League
A temporada 2023/24 teve três exemplos de clubes que participaram tendo os mesmos proprietários. O Órgão de Controle Financeiro de Clubes da Uefa (CFCB) autorizou:
- Milan, da Itália, e Toulouse, da França, que pertencem à RedBird Capital, a jogarem a Champions e a Liga Europa, respectivamente
- Brighton, da Inglaterra, e o USG, da Bélgica, pertencem a Tony Bloom, na competição de segundo escalão.
- Aston Villa, da Inglaterra, e o Vitória de Guimarães, de Portugal, pertencem à V Sports, na Liga Conferência.