conecte-se conosco

Olá o que procuras?

Palestinos observam a destruição após um ataque israelense no local onde pessoas deslocadas estavam abrigadas em Rafah, Faixa de Gaza, segunda-feira, 27 de maio de 2024. (Foto de Jehad Alshrafi / AP)

Mundo

Ataque em Campo de Refugiados em Rafah Deixa ao Menos 50 Mortos

 

Um ataque aéreo israelense em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, resultou na morte de pelo menos 50 pessoas. O ataque também deixou dezenas de feridos, segundo as autoridades de saúde de Gaza. A maioria das vítimas eram mulheres e crianças que estavam abrigadas em tendas para deslocados. Esta área era considerada segura na região sitiada.

Contexto do Ataque

O ataque ocorreu após o Hamas lançar foguetes em direção a Israel, incluindo Tel Aviv. Foi a primeira vez desde janeiro que os foguetes alcançaram essa profundidade no território israelense. Em resposta, a força aérea israelense bombardeou um suposto complexo do Hamas em Rafah com munições de precisão. O exército israelense afirmou estar ciente de relatos de civis feridos e que o incidente está sob investigação.

Palestinos reagem ao lado da destruição após um ataque israelense no local onde pessoas deslocadas estavam abrigadas em Rafah, Faixa de Gaza, segunda-feira, 27 de maio de 2024. (Foto de Jehad Alshrafi / AP)

Impacto Humanitário

A destruição foi vasta. Imagens compartilhadas pelo ministério da saúde de Gaza mostraram a extensão dos danos. Hospitais na região, incluindo um hospital de campo da Cruz Vermelha Internacional, estão recebendo um grande número de feridos. Além disso, a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinos (UNRWA) relatou dificuldades em manter contato com sua equipe em Gaza e expressou preocupação com a segurança dos funcionários palestinos.

Tamara Alrifai, porta-voz da UNRWA, descreveu as cenas como horríveis e indicou que muitas das vítimas são mulheres e crianças. “Gaza se tornou um verdadeiro inferno na Terra, onde nenhum lugar é seguro”, disse Alrifai.

Reações Internacionais e Locais

Sami Abu Zuhri, alto funcionário do Hamas, classificou o ataque como um “massacre”. Ele culpou os Estados Unidos por fornecer apoio militar a Israel. Testemunhas locais descreveram cenas de horror, com tendas queimando e corpos sendo incinerados. Moamen Shawqi, um deslocado que estava no acampamento, relatou explosões poderosas e destruição massiva.

Repercussões e Respostas

O Primeiro-Ministro israelense, Benjamin Netanyahu, convocou seu gabinete de guerra para discutir as operações em Rafah. Israel continua sua ofensiva com o objetivo declarado de eliminar combatentes do Hamas e resgatar reféns. No entanto, o impacto sobre os civis gerou uma onda de indignação internacional.

No domingo, ataques israelenses mataram pelo menos cinco palestinos em Rafah. Tanques israelenses estão se posicionando nas proximidades, mas ainda não entraram na cidade em força total.

Situação Humanitária

A situação humanitária em Gaza continua a se deteriorar. A ONU alerta sobre o colapso das operações de ajuda. Recentemente, 126 caminhões de ajuda conseguiram entrar em Gaza pelo cruzamento de Kerem Shalom. No entanto, a distribuição dos suprimentos enfrenta desafios devido aos combates em curso. Portanto, a ONU e outras organizações humanitárias pedem um cessar-fogo para permitir a entrega segura de ajuda essencial.

Propaganda. Role para continuar lendo.

O ataque em Rafah e a resposta militar de Israel destacam a complexa e trágica situação em Gaza. Consequentemente, civis continuam a sofrer as consequências devastadoras do conflito.

Confira Também

Mundo

 Cento de pessoas foram mortas e feridas na segunda-feira, disseram autoridades libanesas. Campanha de ataques aéreos O exército israelense ampliou sua campanha no Líbano...

Mundo

 O Irã realizou um exercício militar nesta terça-feira (12/8), enquanto fazia ameaças de ataque contra Israel. A informação, que intensifica ainda mais a tensão...

Brasil

 Aeronave partiu de Cascavel (PR) e tinha Guarulhos (SP) como destino. Todos os ocupantes perderam a vida. Na tarde desta sexta-feira, 9 de agosto,...

Mundo

 Reunião em Doha para Escolher Novo Líder Na última semana, sob os olhares da mídia mundial, os principais líderes do Hamas se reuniram no...

Mundo

 Após dois dias de longas negociações em Doha, o Hamas nomeou Yahya Sinwar como seu novo chefe geral. Ele substitui Ismail Haniyeh, que foi...

Mundo

 Conforme relatado pelo The Telegraph, a Mossad, serviço de inteligência israelense, contratou agentes iranianos para plantar bombas que mataram Ismail Haniyeh. Agentes de segurança...

Mundo

 O governo iraniano declarou que irá retaliar o assassinato do líder político do Hamas, Ismail Haniyeh, que ocorreu em Teerã nesta quarta-feira (31/7). Em...