O Incidente
Mais de 50 pessoas morreram em um esmagamento durante um encontro religioso no norte da Índia, informaram autoridades. O incidente ocorreu durante um satsang (evento religioso hindu) no distrito de Hathras, no estado de Uttar Pradesh. “Um número de cerca de 50-60 mortes foi relatado por médicos,” disse Ashish Kumar, magistrado distrital de Hathras.
Descrição dos Sobreviventes
As vítimas, incluindo um grande número de mulheres e algumas crianças, ainda estão sendo identificadas. Sobreviventes descreveram como o desastre aconteceu enquanto tentavam sair do evento na vila de Mughalgarhi. Uma testemunha, que pediu para permanecer anônima, disse à BBC que tudo estava “indo bem”, até que “de repente ouvi gritos e, antes que eu percebesse, pessoas estavam caindo umas sobre as outras”. “Muitos foram esmagados e eu não pude fazer muito. Tenho sorte de ter sobrevivido.”
Relatos de Testemunhas
“Quando o sermão terminou, todos começaram a correr para sair,” disse uma mulher chamada apenas de Shakuntala à agência de notícias Press Trust of India. “Pessoas caíram em um dreno ao lado da estrada. Elas começaram a cair umas sobre as outras e foram esmagadas até a morte.”
Impacto e Resposta
Umesh Kumar Tripathi, oficial médico chefe do distrito vizinho de Etah, disse a repórteres que o “pisoteamento” deixou pelo menos três crianças mortas. Imagens angustiantes do local estão sendo compartilhadas online. Alguns vídeos mostram os feridos sendo levados para hospitais em caminhonetes, tuk tuks e até motocicletas. Um clipe visto pela BBC mostrou vários corpos deixados na entrada de um hospital local enquanto parentes gritavam por ajuda. “Um acidente tão grande aconteceu, mas nenhum oficial sênior está presente aqui,” disse um parente em outro vídeo. “Onde está a administração?”
Investigação e Medidas
Kumar afirmou que o local estava superlotado e acrescentou que um comitê de alto nível foi formado para investigar o incidente. “O foco principal da administração é fornecer toda a ajuda possível aos feridos e aos parentes dos falecidos,” afirmou ele. Um vídeo compartilhado pela agência de notícias PTI mostrou os feridos sendo levados a um hospital para tratamento. “O procedimento de autópsia está em andamento e o caso está sendo investigado,” disse o oficial Satya Prakash, do distrito vizinho de Etah.
Situação Atual
Em Hathras, os gritos de familiares desesperados podem ser ouvidos no hospital local. Muitas pessoas estão tentando encontrar seus entes queridos, muitos corpos estão sem identificação. Há uma escassez de ambulâncias – cada uma está trazendo dois a três corpos. Hathras está cheia de desespero e dor.
Contexto e Histórico
Acidentes são frequentemente relatados em eventos religiosos na Índia, pois grandes multidões se reúnem em espaços apertados com pouca aderência às medidas de segurança. Em 2018, cerca de 60 pessoas morreram depois que um trem atingiu uma multidão assistindo às celebrações do Dusshera, um festival hindu. Em 2013, um esmagamento em um festival hindu no estado central de Madhya Pradesh matou 115 pessoas.
Reportagem adicional de Abhishek Mathur em Hathras. Fonte: BBC News
Mais em Portal Notícia Tem.