conecte-se conosco

Olá o que procuras?

Chinese Foreign Ministry spokesman Zhao Lijian takes a question at the daily media briefing in Beijing on April 8, 2020. (Photo by GREG BAKER / AFP) (Photo by GREG BAKER/AFP via Getty Images)

Mundo

O laboratório de Wuhan no centro do jogo de culpa EUA-China: o que sabemos e o que não sabemos

 

Hong Kong (CNN) As questões em torno das origens do novo coronavírus provocaram uma guerra de palavras entre Washington e Pequim – e ameaçam piorar as relações já tensas.

Nos últimos dias, o presidente dos EUA, Donald Trump, e o secretário de Estado Mike Pompeo dobraram a afirmação de que o vírus se originou de um laboratório na cidade central de Wuhan, na China, onde o surto foi detectado pela primeira vez em dezembro passado.
A alegação atraiu surpreendentemente uma refutação feroz do governo chinês, que na quarta-feira descreveu a acusação como “mancha” destinada a aumentar as chances de reeleição de Trump. Mas a inteligência compartilhada entre a rede Five Eyes – uma aliança entre os Estados Unidos e quatro aliados anglófonos, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia e Canadá – também parece contradizer a afirmação do governo Trump.
Aqui está o que sabemos – e o que não sabemos – sobre as reivindicações e o laboratório no centro da controvérsia.

Como a China reagiu?

Na quarta-feira, o Ministério das Relações Exteriores da China chamou as acusações de estratégia política para “manchar a China” dos republicanos antes das eleições de 2020.
“As estratégias republicanas dos EUA expostas recentemente mostram que são encorajadas a atacar a China sob o pretexto do vírus”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores Hua Chunying, acrescentando que a China estava “farta de tais truques”.
“Pedimos aos EUA que parem de espalhar desinformação ou enganem a comunidade internacional. Ela deve lidar com seus próprios problemas e lidar com a pandemia em casa”, disse ela.
Hua também destacou o fato de Pompeo não fornecer nenhuma evidência concreta para fundamentar a alegação.
“Pompeo não pode apresentar nenhuma evidência porque ele não tem nenhuma, esse assunto deve ser tratado por cientistas e não por políticos fora de suas necessidades políticas domésticas”, disse ela.
A mídia controlada pelo governo da China também recuou nas acusações, acusando os EUA de mudar a culpa e de lançar uma enxurrada de ataques pessoais a Pompeo. A emissora estatal CCTV o chamou de “mal” e “louco”, enquanto a agência de notícias estatal Xinhua o chamou de “mentiroso”.
 O Global Times, tabloide nacionalista apoiado pelo Partido Comunista, disse que o principal diplomata dos EUA “perdeu sua bússola moral”.
Pequim enfatizou repetidamente que até o momento não há nenhuma conclusão sobre as origens do coronavírus, dizendo que o assunto deve ser deixado para cientistas e médicos especialistas estudarem. 
Ele se irritou com os pedidos de uma investigação internacional independente sobre as origens do vírus e a administração inicial do surto na China, pintando-os como manobras políticas destinadas a difamar o país.
O governo chinês enfrentou críticas em casa e no exterior pelo manuseio do vírus, especialmente nos primeiros dias do surto. Foi acusado de silenciar denunciantes e de atrasar a informação do público sobre a gravidade da crise. Mas negou repetidamente qualquer irregularidade, deixando de lado as acusações de encobrimento deliberado nos estágios iniciais críticos.

Confira Também

Esportes

 Defensa y Justicia x Vitória: Vale a afirmação na Sul-Americana O Vitória terá pela frente o Defensa y Justicia, da Argentina, nesta terça-feira, em jogo válido...

Bahia

   LAURO: Débora Régis confirma cancelamento do São João e diz que festas estão suspensas A prefeita de Lauro de Freitas, Débora Régis (União),...

Esportes

 Bahia empata com o Santos e Ceni destaca dificuldade fora de casa! Ceni destaca dificuldades do Bahia fora de casa após empate com o...

Esportes

 Com filho de Matheusinho como modelo, Vitória lança nova camisa para temporada 2025 O Vitória lançou, na noite desta quinta-feira, a nova camisa 1 para a...

Esportes

 R$ 215 mil: CBF aumenta salários de presidentes de federações estaduais Aumento do salário dos presidentes das federações estaduais foi de 330% A Confederação Brasileira...

Esportes

 Juba manda o papo após gols nos acréscimos: “Evitar vacilo” Depois do empate com o Inter, na estreia da Liberta, o lateral Luciano Juba trocou...

Noticia

 Pé-de-Meia: nascidos em julho e agosto recebem incentivo matrícula! O Ministério da Educação (MEC) paga nesta quinta-feira (03/04) R$ 200 aos beneficiários do Pé-de-Meia...