O líder da oposição, Edmundo González, teria vencido Nicolás Maduro nas eleições recentes por uma margem de mais de 3 milhões de votos, segundo declarações da oposição. A afirmação veio menos de 24 horas após o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) anunciar a vitória de Maduro.
María Corina Machado, líder da oposição, afirmou que a coligação da Plataforma Unitária Democrática (PUD) reuniu mais de 70% das atas de votação, provando a vitória de González. “Temos 73,20% das atas, e nosso presidente eleito é Edmundo González Urrutia,” disse Machado em coletiva de imprensa.
Durante a apuração, a oposição relatou dificuldades no acesso às atas eleitorais. Mesmo assim, até a manhã desta segunda-feira, já possuíam 30% dos resultados. Machado explicou que González venceu Maduro por mais de 3,5 milhões de votos, somando 6.275.130 votos contra 2.759.256 de Maduro, conforme as atas em mãos.
A oposição prometeu publicar as atas completas em breve em um site, mostrando números diferentes dos oficiais. Segundo o órgão eleitoral, Maduro venceu com 5.150.092 votos contra 4.445.978 de González, com base em 80% das urnas apuradas.
Mais em Portal Notícia Tem.