Nos últimos meses, uma nova tendência no TikTok tem gerado debates: as frutas com texturas elásticas, polpas secas e cascas soltas. Mas o que está realmente acontecendo? De acordo com um pesquisador da Embrapa, esses problemas estão ligados às técnicas usadas para prolongar a vida útil das frutas.
Consumidores norte-americanos reclamam sobre cascas que se desfazem, polpas sem suculência e texturas emborrachadas. Eles suspeitam que frutas, como melões, bananas e abacates, sejam falsas. Um vídeo viral de uma moradora de Seattle, que mostra uma melancia com textura estranha, foi visualizado quase 3 milhões de vezes.
Alguns internautas sugerem que frutas 3D ou o uso excessivo de agrotóxicos poderiam ser a causa. No entanto, Márcio Eduardo Canto Pereira, pesquisador da Embrapa, acredita que a verdadeira razão está nas técnicas inadequadas de prolongamento da vida útil das frutas durante a exportação, especialmente em países com pouca produção frutífera.
Ele explica que métodos como a colheita de frutas ainda imaturas, o resfriamento e a pulverização de inibidores de hormônios de maturação são comumente usados. Quando essas técnicas são mal aplicadas, as frutas podem apresentar textura elástica, perder sabor e ter manchas nas cascas.
Como Funciona o Prolongamento da Vida Útil das Frutas?
O inibidor de etileno é aplicado geralmente em forma gasosa dentro de câmaras frias. Esse gás inibe a ação do hormônio etileno, retardando a maturação. O resfriamento das frutas pós-colheita também é uma prática comum. As temperaturas ideais variam, mas a maioria das frutas é armazenada a 14ºC. Quando essas técnicas não são corretamente aplicadas, podem ocorrer mudanças na textura, aroma e coloração das frutas.
Dicas para Escolher Frutas Saudáveis
Para evitar problemas, Márcio sugere escolher frutas sem manchas escuras ou enrugamentos, verificar a coloração e aroma característicos e preferir estabelecimentos confiáveis.
Fonte: G1
Mais em Portal Notícia Tem.