Fiocruz alerta para o crescimento lento dos casos de SRAG associados à covid-19, com destaque para estados do Sudeste e Centro-Oeste
O Boletim InfoGripe, um importante instrumento de monitoramento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), continua a soar o alarme em relação ao aumento dos casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) associadas à covid-19 em diversas regiões do Brasil. De acordo com os dados referentes à Semana Epidemiológica 37, que compreende o período de 10 a 16 de setembro, há um crescimento ligeiro, porém preocupante, na incidência desses casos, especialmente nos estados do Sudeste e Centro-Oeste.
Os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Goiás destacam-se como os mais afetados por essa recente alta de casos de covid-19, de acordo com as informações compiladas pelo Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 18 de agosto.
O coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, enfatiza que a população adulta é a mais impactada por essa tendência preocupante e faz um apelo para que as pessoas estejam em dia com a vacinação. Gomes ressaltou: “Temos a vacina bivalente, agora disponível para a maior parte das faixas etárias. E mesmo para aquelas faixas etárias para as quais a bivalente ainda não está aprovada, estar em dia com a vacina disponível para a sua idade é fundamental, especialmente agora que observamos esse aumento.”
Em relação aos casos gerais de SRAG no país, os dados apontam uma sinalização positiva, com uma queda na tendência de longo prazo nas últimas seis semanas e uma estabilidade na tendência de curto prazo nas últimas três semanas. No entanto, o Boletim InfoGripe destaca a importância de manter a vigilância e o controle rigorosos, dado o cenário ainda volátil da pandemia.
Quanto aos vírus da influenza A e ao Vírus Sincicial Respiratório (VSR), a situação é mais estável, com a maioria dos estados registrando estabilidade ou queda em suas incidências. Apesar de algumas ocorrências expressivas de rinovírus em alguns estados, especialmente em crianças e pré-adolescentes, há uma tendência de interrupção no crescimento ou início de queda desses casos.
O alerta emitido pelo Boletim InfoGripe reforça a importância contínua das medidas de prevenção, como a vacinação, uso de máscaras e distanciamento social, para controlar o avanço da covid-19 e suas variantes, especialmente em áreas onde o aumento de casos é evidente. A vigilância constante e a adesão às diretrizes de saúde pública são essenciais para proteger a saúde da população brasileira em meio a esse desafio em evolução.