Medidas estão sendo estudadas pela prefeitura, como o fechamento de ruas e do comércio
A desobediência das pessoas em relação à quarentena e o aumento de casos do novo coronavírus em Salvador levou a prefeitura a elaborar medidas de restrição para cada bairro na capital baiana. Na prática, as regiões da cidade com maior número de infectados ou desrespeito às regras de isolamento terão ações específicas, como o fechamento de ruas e avenidas e até do comércio local.
Essa medida já havia sido anunciada pelo prefeito ACM Neto durante entrevista na segunda-feira (4), e o gestor voltou a tocar no assunto na inauguração do hospital de campanha Itaigara Memorial, na manhã desta terça (5). O município criou um grupo de trabalho com representantes de diversos órgãos e está estudando quais ações adotar para cada região.
“Ontem à noite discuti com o secretário de Mobilidade, Fábio Mota, que assumiu a coordenação de um grupo que criei internamente na prefeitura para avaliar a situação dos bairros, e nós já começamos a ter uma visão mais setorizada e individualizada de cada região da cidade. A partir de agora é possível que nós adotemos medidas mais restritivas especificas, bairro a bairro”, afirmou.
Lockdown
ACM Neto também comentou sobre a possibilidade de adoção ao lockdown, ou seja, o fechamento total da cidade com a proibição de circulação dos moradores. Neto disse que essa ação é extrema e pode ser adotada se for necessário, mas que uma medida como essa depende de uma ação conjunta entre a prefeitura e o governo do Estado.
“Para ter o lockdown, é preciso que a polícia esteja na rua assegurando que ninguém saia de casa. A prefeitura não tem institucionalmente esse poder. Portanto, para decretar o lockdown, somente se for uma decisão do governo do Estado. Estou aberto para dividir com o governador a responsabilidade por qualquer decisão que tenha que ser tomada. Desde o primeiro momento, afastamos as diferenças políticas e estamos trabalhando juntos. Meu espírito é esse e espero que assim continue sendo, e estou pronto para dividir o ônus de qualquer decisão correta e técnica que tenha que ser tomada”, afirmou.
Além de ser o segundo bairro mais infectado de Salvador, Brotas concentra a maior população da cidade com 70 mil moradores. Na lista dos bairros com casos confirmados do novo coronavírus aparecem também Bonfim (31), Federação (29), Liberdade (25), e Engenho Velho de Brotas (24).
Confira os 20 bairros com maior número de casos da doença em Salvador:
Pituba – 65 casos confirmados;
Brotas – 52
Patamares – 37
Bonfim – 31
Federação – 29
Liberdade – 25
Engenho Velho de Brotas – 24
Imbuí – 24
Uruguai – 24
Barra – 23
Itapuã – 20
Plataforma – 19
Rio Vermelho – 19
Graça – 18
Pernambués – 18
Cabula – 17
Ondina – 17
Itaigara – 16
São Marcos – 15
Massaranduba – 14
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde – dados foram divulgados nesta terça-feira (5).
INSTAGRAM : @tvportalonline