O cenário da pandemia na Bahia acendeu um sinal de alerta nesta terça-feira (23). Isso porque o estado voltou a registrar mais de mil casos diários da Covid-19. De acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), 1.157 novos registros da doença foram confirmados nas últimas 24h. A última vez que o território baiano ultrapassou a marca dos mil foi no dia 22 de setembro, quando foram notificados 1.057 diagnósticos.
O boletim terça também registrou mais 10 mortes provocadas pela doença na Bahia. Dos 1.256.811 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.226.534 já são considerados recuperados, 3.026 encontram-se ativos e 27.251 tiveram óbito confirmado. Outros 1.617.135 casos são considerados descartados e 252.533 ainda estão em investigação.
Os dados, segundo a Sesab, representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas de hoje.
Vacinação
Por conta de uma atualização no sistema de envio de dados da vacinação, apenas 100 municípios fizeram o carregamento das informações relativas ao público vacinado. Desta forma, os números apresentados no vacinometro correspondem apenas ao totalizado por estes municípios, dando a impressão de queda na cobertura vacinal.
Até este domingo (21), quando houve a última atualização com os 417 municípios baianos, 10.952.306 de pessoas tinham sido vacinadas contra o coronavírus com a primeira dose. Esse dado representa 86,02% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254.
Dez meses após o início da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 em Salvador, o número de o número de não vacinados tem chamado a atenção da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Segundo a pasta, entre as pessoas com 12 anos ou mais habilitadas para o recebimento da 1ª dose, mais de 70 mil ainda não compareceram aos postos para iniciar o ciclo vacinal. Outras 283 mil estão com o fechamento do esquema atrasado, e cerca de 156 mil ainda não foram tomar a dose de reforço. Na última quinta-feira (18) um surto de Covid-19 obrigou hospital da capital a transferir pacientes.
De acordo com o titular da SMS, Leo Prates, os números são alarmantes e preocupantes. Ele pede para que as pessoas busquem o imunizante para evitar uma nova onda da doença na cidade. “Este é um número que muito nos preocupa, e é um cenário que já estamos acompanhando na Europa, chamado de ‘pandemia dos não vacinados’. Na Alemanha, França, Dinamarca e Áustria, por exemplo, o aumento do número de casos, internações e mortes, atualmente, são de pessoas que não se vacinaram contra o vírus, e não queremos isso em Salvador. Por isso estamos fazendo um forte apelo para população comparecer ao ponto de imunização”, destacou o secretário.
A prefeitura reforça que diariamente são disponibilizados dezenas de pontos de imunização para garantir o acesso às doses da vacina (1ª, 2ª e 3ª), além do serviço de agendamento prévio, vacinação domiciliar, escolar e vacinação itinerante. A pasta envia alertas por mensagem via WhatsApp conscientizando para a importância da iniciação e fechamento do ciclo vacinal, bem como da dose de reforço.
“Estamos nos esforçando ao máximo, de segunda a sábado, para garantir esse direito da população, mas precisamos contar com a conscientização dessas mesmas pessoas que estão sendo beneficiadas”, finalizou Leo Prates.
Fonte: Bnews
Veja Mais: Onda de violência nos bairros de Salvador retrata equívoco na política de combate às drogas