Até agora, a perda única para a Ucrânia devido ao ataque russo ultrapassou US$ 565 bilhões para reconstruir a Ucrânia após a guerra com a Rússia, disse o primeiro-ministro Denis Shmygal.
Ele observou que este é apenas um cálculo preliminar a partir de agora.
— Estes são os fundos que serão necessários para restaurar nosso estado e às custas da repatriação da Rússia e às custas de nossos parceiros — disse Shmygal.
O anúncio foi feito durante uma conferência de imprensa com os primeiros-ministros da Polônia, República Tcheca e Eslovênia.
— Nosso governo já montou e opera um grupo para avaliar as perdas para a economia devido à agressão russa. Estimativas preliminares dizem que as perdas diretas diretas para a Ucrânia agora somam mais de US$ 500 bilhões. E, de fato, esses são os fundos que serão necessários para restaurar nosso estado. Tanto às custas da repatriação da Federação Russa quanto às custas de nossos parceiros – para que a Ucrânia se recupere e se torne o que era antes da guerra — disse Shmygal.
O Fundo Monetário Internacional já avaliou a crise econômica da Ucrânia. Eles esperam que a economia encolha 10% em 2022. Mas se a guerra com a Rússia continuar, as perspectivas podem piorar.
A coletiva à imprensa contou também com a participação do primeiro-ministro polonês Mateusz Morawiecki e o vice-primeiro-ministro Jaroslav Kaczynski, o primeiro-ministro esloveno Janez Jansa e o primeiro-ministro tcheco Petro Fiala em Kiev (Capital da Ucrânia). Eles se encontraram ontem (15.mar.22).
“Esta visita é um ato de verdadeiros amigos e um testemunho do apoio inquestionável da Ucrânia e dos ucranianos”, comentou Shmygal.
Eles dicutiram também, no encontro, o reforço das sanções contra a Rússia; incluindo o reconhecimento da Rússia como patrocinadora do terrorismo, o fechamento de portos, o embargo aos recursos russos.
INOCENTES
Desde o início da invasão russa da Ucrânia, 103 crianças morreram. Ao mesmo tempo, mais de 100 crianças ficaram feridas.
Isto foi relatado pelo serviço de imprensa do Gabinete do Procurador-Geral da Ucrânia no Facebook.
A agência disse que pelo menos 5 crianças morrem sob bombardeios na Ucrânia todos os dias.
“Na manhã de 16 de março de 2022, 103 crianças foram mortas e mais de 100 ficaram feridas na agressão armada da Federação Russa. As crianças nos oblasts de Kiev, Kharkiv, Donetsk, Chernihiv, Sumy, Kherson, Mykolaiv e Zhytomyr foram as que mais sofreram ”, lê-se no comunicado.
Além disso, ataques aéreos e bombardeios danificaram mais de 400 escolas, 59 das quais foram completamente destruídas.
Mais danos em:
- Donetsk – 119,
- Kharkiv – 50,
- Mykolaivska – 30,
- Sumy – 28,
- Kiev – 35,
- Kerson – 21,
- em Kiev – 24.
VEJA TAMBÉM: Participantes da terceira etapa do VI Mutirão de Adequação
FONTE: msnoticias