Ação policial ocorreu depois de troca de tiros registrada na madrugada desta quinta-feira (18).
Dois homens foram presos em uma ação policial no bairro de Valéria, em Salvador, na manhã desta quinta-feira (18). A ação foi realizada após um tiroteio ter sido registrado na comunidade, ainda na madrugada, o que causou suspensão de aulas em escolas públicas e circulação de coletivos.
Os presos foram identificados como Wendel Machado, conhecido como “Menino do Cavalo”, e Carlos Daniel Lima, apelidado de “Barbeiro”, e foram detidos na localidade conhecida como B13.
A polícia informou que os dois já foram presos por tráfico de drogas e estavam com uma mochila, com porções de maconha, crack e cocaína, além de um rádio de comunicação e R$ 152 em espécie. Outros suspeitos que estavam com a dupla conseguiram escapar.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão em diferentes pontos do bairro.
“Essa ação de hoje já estava programada. A Polícia Civil, assim como a Militar têm monitorado Valéria. Vínhamos acompanhando a movimentação de alguns indivíduos na área e logramos êxito e conseguimos efetuar a prisão dos dois indivíduos”, comentou a delegada Andreia Ribeiro, coordenadora do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
A Polícia Militar reforçou o policiamento na região depois que moradores registraram mais uma troca de tiros, na madrugada desta quinta-feira. O major Valnei Silva, comandante da Companhia Independente da PM responsável pela área, disse que os tiros foram disparados em confronto entre grupos criminosos rivais.
“Houve a troca de tiros entre meia-noite e 1h. Às 4h da manhã, já estava uma nova operação rodando, junto com o DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), em cumprimento de mandados de prisão. Ações policiais estão sendo desenvolvidas neste sentido, desde ontem à noite e vão continuar durante todo o dia”, disse o major.
Insegurança
Os moradores de Valéria registraram o tiroteio, por volta das 2h30. Segundo a polícia, ninguém ficou ferido. A corporação informou que equipes foram acionadas para averiguar uma denúncia que homens armados estariam agindo na localidade.
Ainda de acordo com a PM, os agentes foram recebidos por disparos quando chegaram ao ponto indicado e os suspeitos fugiram em seguida.
Por causa do ocorrido, o Sindicato dos Rodoviários disse que a circulação dos coletivos está suspensa, até que seja reforçada a sensação de segurança.
A direção do Colégio Estadual Noêmia Rego, no final de linha de Valéria, informou que as aulas presenciais ocorreram normalmente durante a manhã, para alunos que não têm acesso a internet e não podiam seguir em aulas remotas. À tarde, no entanto, a unidade não vai funcionar e as aulas devem ser retomadas na sexta-feira (19).
Além disso, três escolas da rede municipal instaladas no bairro estão sem aulas. Ao todo, mais de mil alunos foram afetados. A Secretaria Municipal da Educação (Smed) informou que, devido aos últimos acontecimentos, as unidades não funcionarão até que a situação seja normalizada.
Fonte: g1
Veja também: Vereador denunciado por ofensas contra menina negra de 2 anos é suspenso por 6 meses do partido