Nas redes sociais, Lula afirma que o Governo Federal acompanha o caso e presta solidariedade aos familiares.
Lideres lamentam nas redes sociais nesta sexta-feira (18) a morte de Bernadete Pacífico, uma das lideranças quilombolas mais importantes da Bahia, que foi assassinada a tiros nessa quinta-feira (17).
Confira a repercussão do caso:
No Twitter, Aritana de Oxóssi, Lider religioso Diz: ”Lembrando-nos da sua valiosa contribuição e inspirando-nos a continuar a luta por justiça e igualdade.”
Neste momento de dor, que as bênçãos de Oxóssi possam envolver a família de Dona Bernadete, oferecendo força e serenidade para enfrentar essa perda. Lembrando-nos da sua valiosa contribuição e inspirando-nos a continuar a luta por justiça e igualdade.
— Aritana de Oxossi (@AritanaOficiall) August 18, 2023
No Twitter, Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, diz que “é muito doloroso ver nosso povo sendo levado de formas tão cruéis, por crimes motivados também por ódio”.
Consternada com o assassinato de mãe Bernadete, yalorixá, ex Secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e líder da comunidade quilombola de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. Ela foi morta covardemente na noite desta quinta-feira com tiros no rosto. pic.twitter.com/9Uaj8kWtDn
— Anielle Franco (@aniellefranco) August 18, 2023
Jerônimo Rodrigues, governador da Bahia, informa por meio de um post que recebeu a notícia “com pesar e indignação” e que determinou a ida da Polícia Militar e da Polícia Civil até o local, além de pedir para que as equipes “sejam firmes na investigação”.
Recebi com pesar e indignação a notícia do falecimento de Mãe Bernadete, uma amiga e grande liderança quilombola da Bahia. Determinei que as Polícias Militar e Civil desloquem-se de imediato ao local e que sejam firmes na investigação. pic.twitter.com/L1sav8co0o
— Jerônimo Rodrigues (@Jeronimoba13) August 18, 2023
Silvio Almeida, ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil, também determinou o envio de uma equipe da pasta. “Expresso minha solidariedade aos familiares e à comunidade”, expõe.
Recebo a informação de que Yalorixá Bernadete, defensora de dh e liderança do Quilombo Pitanga dos Palmares, foi assassinada. Determinei o imediato deslocamento das equipes do @mdhcbrasil até Simões Filho, na Bahia.
Expresso minha solidariedade aos familiares e à comunidade.— Silvio Almeida (@silviolual) August 18, 2023
O deputado federal Guilherme Boulos (PSL) destaca: “Foi assassinada seis anos depois de ver o mesmo acontecer com seu filho. Ela sempre lutou por justiça, e agora a luta continua também em seu nome”.
Minha solidariedade a família de Dona Bernadete e a comunidade do Quilombo Pitanga dos Palmares. Foi assassinada 6 anos depois que ver o mesmo acontecer com seu filho. Ela sempre lutou por justiça, e agora a luta continua também em seu nome. MÃE BERNADETE PRESENTE! pic.twitter.com/ciS65WJNzZ
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) August 18, 2023
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ressalta que o Governo Federal acompanha o caso, e que, por meio dos ministérios da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos e Cidadania, mandou representantes. “Meus sentimentos aos familiares e amigos de Mãe Bernadete”.
Com pesar e preocupação soube do assassinato de Mãe Bernadete, liderança quilombola assassinada a tiros em Salvador. Bernadete Pacífico foi secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial na cidade de Simões Filho e cobrava justiça pelo assassinato do seu filho, também um…
— Lula (@LulaOficial) August 18, 2023
Sonia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas do Brasil, afirma que “seguiremos combatendo toda perseguição religiosa e de comunidades tradicionais. Seu legado seguirá vivo!”.
Recebi com muito pesar a notícia do assassinato da Ialorixá Mãe Bernadete. Ela foi atacada no seu terreiro em Simões Filho, BA. Há 2 anos seu filho também foi assassinado.
Seguiremos combatendo toda perseguição religiosa e de comunidades tradicionais. Seu legado seguirá vivo!— Sonia Guajajara (@GuajajaraSonia) August 18, 2023
A deputada federal Erika Hilton (PSOL) destaca que acompanha com preocupação a denúncia de que a Yalorixá Dona Bernadete Pacífico foi assassinada. Nas redes sociais, ela ainda expressa solidariedade aos familiares e à comunidade.
Recebo e acompanho com preocupação a denúncia de que a Yalorixá Dona Bernadete Pacífico foi assassinada.
Dona Bernadete era liderança do Quilombo Pitanga dos Palmares e Coordenadora Nacional do CONAQ.
O Ministro @silviolual mobilizou imediatamente as equipes do @mdhcbrasil para…
— ERIKA HILTON (@ErikakHilton) August 18, 2023
A socióloga e primeira-dama Janja Lula da Silva, ressalta que: “Não podemos mais aceitar que nossa sociedade siga movida pela intolerância e pelo ódio”.
É com profundo pesar e consternação que expresso minhas mais sinceras condolências pelo brutal assassinato da Mãe Bernadete Pacífico, ocorrido na Bahia na noite de ontem. Toda minha solidariedade aos familiares e à comunidade.
— Janja Lula Silva (@JanjaLula) August 18, 2023