Valdecy Urquiza Assume Secretaria-Geral da Interpol
Nesta terça-feira (25/6), foi anunciado que o delegado da Polícia Federal Valdecy Urquiza será o novo secretário-geral da Interpol. Seu mandato está previsto para 2025 a 2030. Urquiza é o primeiro brasileiro a ocupar este cargo, que há mais de um século era preenchido por europeus ou americanos. A nomeação do Comitê será ratificada em novembro pela Assembleia Geral da organização.
Resultado da Eleição
A eleição, realizada em Lyon, na França, resultou na vitória de Urquiza com um total de oito votos. Em novembro de 2021, ele já havia sido eleito vice-presidente do Comitê Executivo da Interpol. Ele cumpriu um mandato de três anos nessa posição.
Reconhecimento Internacional
Para o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos Rodrigues, a indicação de Urquiza é um reconhecimento internacional da excelência do trabalho da Polícia Federal. Também mostra a liderança do Brasil na cooperação policial internacional. “Com o crescimento da criminalidade transnacional, é fundamental a atuação conjunta e a troca de informações com outras polícias no mundo”, afirmou Rodrigues.
Vitória para o Brasil
Rodrigues destacou que a indicação é uma vitória para o Brasil. Segundo ele, esse sucesso é fruto do esforço conjunto do governo federal, com a participação direta do presidente Lula, além do Ministério da Justiça e Segurança Pública e do Ministério das Relações Exteriores. “A escolha de um brasileiro para o posto eleva o patamar de inserção do nosso país na política externa e terá efeitos práticos na segurança pública interna”, acrescentou.
Experiência e Plataforma de Valdecy Urquiza
Valdecy Urquiza possui vasta experiência na promoção da cooperação policial internacional. Além de atuar como vice-presidente para as Américas do Comitê Executivo da Interpol desde 2021, ele foi diretor adjunto para Comunidades Vulneráveis da organização entre 2018 e 2021. Sua plataforma de campanha focou na promoção da diversidade, modernização da Interpol, fortalecimento da transparência e integridade. Esses elementos reforçam o papel crucial da organização na cooperação policial global e no combate ao crime.
Conclusão
A eleição de Valdecy Urquiza para o cargo de secretário-geral da Interpol representa um marco histórico. Além disso, reconhece o papel crescente do Brasil na cooperação policial internacional. Com seu mandato, espera-se avanços significativos na luta contra o crime transnacional e um fortalecimento das parcerias globais.
Com isso, a atuação conjunta e a troca de informações se tornarão ainda mais essenciais.
Fonte: G1
Mais em Portal Notícia Tem.