A partir desta segunda-feira (4), Salvador sediará a 4ª Reunião Técnica do Grupo de Trabalho de Cultura e a Reunião de Ministros de Cultura do G20. Líderes das principais economias mundiais, incluindo ministros da Cultura de países como Alemanha, Índia e Japão, se reunirão no Centro de Convenções para discutir temas que vão desde a diversidade cultural e inclusão social até a economia criativa e desenvolvimento sustentável.
Simultaneamente, o Seminário Internacional sobre Cultura e Mudança do Clima abordará o impacto das práticas culturais nas questões climáticas e ambientais. O evento contará com a presença de figuras como as ministras Margareth Menezes, Marina Silva e Sonia Guajajara, além do governador Jerônimo Rodrigues.
Ao longo da reunião do G20, os debates estarão focados em quatro eixos principais: Diversidade Cultural e Inclusão Social, Direitos Autorais e Ambiente Digital, Economia Criativa e Desenvolvimento Sustentável e Preservação e Promoção do Patrimônio Cultural. Com mais de 120 autoridades credenciadas e 20 organizações internacionais, incluindo UNESCO e UNCTAD, a Bahia será palco de importantes diálogos sobre o papel da cultura no fortalecimento das democracias e no desenvolvimento sustentável.
Expectativas e Objetivos
O secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, destaca a relevância de o encontro acontecer em Salvador: “Esperamos que o evento projete a cultura baiana e demonstre o papel essencial da cultura para o desenvolvimento sustentável e fortalecimento das democracias”. A expectativa é que a reunião sirva como um marco para consolidar a cultura como um dos vetores fundamentais do desenvolvimento global.
A realização do G20 de Cultura em Salvador simboliza o reconhecimento da Bahia como um importante centro cultural e uma oportunidade para promover o diálogo global sobre a relevância da cultura na economia, no meio ambiente e nas políticas de inclusão social.