A Polícia Civil apreendeu na quarta-feira (7/8) uma aeronave associada ao Primeiro Comando da Capital (PCC) no aeroporto Campo de Marte, na capital paulista.
De acordo com informações da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a empresa Bimava Táxi Aéreo opera a aeronave Embraer EMB-110P1, prefixo PT-OCW. Pablito Baena Castilho, um piloto que enfrentou busca e apreensão na Operação Terra Fértil da Polícia Federal (PF) em 2 de julho, é o proprietário da empresa, registrada como Pablito Baena Castilho Aviation.
Durante a investigação, a PF descobriu uma rede de traficantes que utilizavam jatinhos para enviar grandes quantidades de cocaína aos cartéis no México. A operação também resultou na prisão de Ronald Roland, outro piloto e dono de aviões, acusado de lavar dinheiro do narcotráfico, incluindo atividades ligadas ao PCC. Roland, procurado pela Interpol, foi capturado no Guarujá (SP) após sua esposa compartilhar a localização do casal nas redes sociais.
Na operação de quarta-feira, a Polícia Civil encontrou o avião da Pablito Aviation no hangar da Tucson Aviação, representante da Robinson Helicopter Company no Brasil, situada no aeroporto Campo de Marte, que é o maior hangar da região.
As investigações revelaram o uso de empresas de fachada e laranjas para disfarçar bens pertencentes ao PCC. Antes de ser registrado em nome de Pablito Aviation, o Embraer EMB-110P1 estava registrado em nome de um pedreiro de baixa renda, identificado pela polícia como um dos laranjas do esquema.
Mais em Portal Notícia Tem.