Toda vez que você pega um santinho, aqueles famosos papeis com propaganda de candidatos, o que você faz? No caso do santinho que vem com a foto e o número do candidato Aritana de oxóssi, do PP, ao invés de jogar no lixo ou mesmo no chão, como alguns fazem em dia de votação, você pode plantá-lo num vaso com um pouco de terra. Se vingar, uns dias depois você teria um pé de manjericão ou cenoura para temperar sua comida.
Em entrevista à Noticiatem, o candidato Aritana de Oxossi, disse que foi pensando no meio ambiente que buscou fugir do comum. “A ideia surgiu depois que recebi, na rua, um santinho de um candidato. Quando olhei na parte de trás do papel, vi a tiragem de quase dois milhões de cópias e me assustei. Só pensei no quanto isso poderia afetar o meio ambiente e comecei a procurar uma solução diferente para fazer a minha propaganda de um jeito menos agressivo”, explicou.
Em cada santinho, além da foto do candidato e o número para o voto, vem a explicação de como usar o papel: molhar e amassar o papel, plantar num vaso com terra e aguar todos os dias. “Ao fim, pode ser que nasça uma muda de manjericão ou cenoura, o que vai fazer com que a pessoa ainda possa usar esses condimentos em casa”.
Segundo Aritana de oxóssi, a forma ecológica que achou de fazer campanha está fazendo. “Pra mim, o melhor é saber que os meus poucos santinhos não vão ter o mesmo fim dos que os outros”, se referindo à quantidade de papeis que acaba sendo jogada nas ruas na véspera do dia da eleição.