Em busca de conscientizar a população sobre os danos e perigos das notícias falsas, as chamadas fake news, principalmente disseminadas nas redes sociais e aplicativos de bate papo, o presidente da Câmara de Salvador, Geraldo Júnior (MDB), apresentou um projeto de lei que institui o mês de setembro como sendo de combate às fake news.
“A divulgação da fake news é um ato muito perigoso. Compartilhar informações falsas, fotos e vídeos manipulados e publicações duvidosas pode trazer riscos para a saúde pública, incentivar o preconceito e resultar mortes”, destaca Geraldo na justificativa do projeto.
A proposta é que no mês de conscientização, orientação e combate as fake news sejam realizados debates, rodas de conversas e ações educativas em locais estratégicos e de fácil acesso a comunidade. Desta forma, se pretende estimular a não produção, propagação e reprodução das mensagens falsas.
“Através do debate e das ações de conscientização será possível estabelecer instrumentos efetivos capazes de combater, mas também prevenir essas notícias falsas, principalmente nas redes sociais, que têm causado grandes transtornos à nossa sociedade “, concluiu Geraldo Júnior.
INSTAGRAM : @Noticiatem