Margareth Menezes é cotada para integrar o Ministério da Cultura no Governo Lula.
Foi anunciado, na manhã desta quinta-feira (8), que a cantora Margareth Menezes é cotada para integrar a equipe do Ministério da Cultura no novo governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Aos 60 anos, Margareth é fundadora e presidenta da Fábrica Social, uma Organização Não Governamental (ONG) sediada na Bahia, que atua na área da cultura, educação e sustentabilidade. Além disso, ela também dirige o Mercado Iaô, agência de produção cultural atuante no Estado.
Margareth, que é embaixadora da IOV-UNESCO, grupo que visa preservar e fomentar a produção de elementos que solidificam o Patrimônio Cultural Imaterial, conquistou uma série de títulos nos últimos anos.
m 2022, a cantora e compositora foi eleita como uma das 100 pessoas negras mais influentes do mundo, na categoria musical, pela Most Influential People of African Descent (MIPAD). Juntos da artista, Lazaro Ramos e Taís Araújo também figuram na lista.
Durante sua trajetória musical, Margareth, que foi indicada duas vezes ao GRAMMY, conquistou quatro troféus Dodô e Osmar. O prêmio homenageia artistas que melhor se desenvolveram e tiveram mais destaque no Carnaval de Salvador.
Lazaro Ramos é um dos nomes cogitados a integrar a pasta da Cultura no próximo mandato do presidente Lula. Emicida e Marieta Severo também podem complementar a equipe, segundo analistas.
Festival do Futuro
Margareth está entre as mais de 20 atrações confirmadas para estrelar no Festival do Futuro – A alegria vai tomar posse. A informação foi divulgada pela socióloga e futura Primeira-dama, Rosângela Lula da Silva (Janja).
De acordo com Janja, responsável pela organização da cerimônia, o evento ocorrerá no dia primeiro de janeiro de 2023, em Brasília, após a posse de Lula. A presença de figuras como Gilberto Gil, Ludmilla e Luedji Luna também foi mencionada pela organizadora.