Uma terrível tragédia abalou o Rio de Janeiro quando um ataque a tiros em um quiosque na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade, resultou na morte de pelo menos três pessoas.
Entre as vítimas, está Diego Ralf Bomfim, de 35 anos, irmão da deputada Sâmia Bomfim, do PSOL (SP). Ele foi levado ao Hospital Lourenço Jorge, mas infelizmente não resistiu aos ferimentos.
Diego era uma presença ativa nas redes sociais, compartilhando momentos felizes ao lado de sua família, incluindo seu sobrinho Hugo, filho de Sâmia. Em dezembro de 2021, ele celebrou o Natal com sua família, compartilhando uma foto que expressava a alegria desse encontro. Na imagem, também estava o deputado Glauber Braga (PSOL), marido de Sâmia.
As vítimas do ataque eram médicos de São Paulo, que estavam no Rio de Janeiro para participar de um congresso da Minimally Invasive Foot Ankle Society (Mifas), programado para começar nesta quinta-feira.
Diego Ralf Bomfim era um profissional da medicina formado pela Faculdade de Medicina Dr. Domingos Leonardo Cerávolo, da Universidade do Oeste Paulista. Ele possuía especializações em Ortopedia e Traumatologia, Cirurgia do Pé e Tornozelo, e Reconstrução Óssea, obtidas no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
Além de Diego, outras duas vítimas fatais foram identificadas como Marcos de Andrade Corsato, de 63 anos, e Perseu Ribeiro Almeida, de 33. Corsato era diretor do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), enquanto Almeida era especialista em Cirurgia do Pé e Tornozelo, também pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
Outro homem, identificado como Daniel Sonnewend Proença, de 32 anos, também foi ferido no ataque e levado ao Hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca.
O ataque ocorreu quando os médicos estavam em um quiosque à beira-mar, próximo à Avenida Lúcio Costa. Três criminosos armados saíram de um carro e abriram fogo contra o estabelecimento, causando pânico e terror entre os presentes.
Os bandidos chegaram ao local de carro, pararam do outro lado da rua e desembarcaram, todos vestidos de preto. Após os disparos, eles fugiram rapidamente no veículo, em uma ação que durou menos de um minuto.
As autoridades policiais estão investigando o caso, e a Polícia Militar reforçou o policiamento na região. A perícia da Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) realizou os trabalhos no local e assumiu a investigação das mortes.
A deputada Sâmia Bomfim expressou sua tristeza nas redes sociais, escrevendo: “Meu irmão, meu amigo, meu parceiro, meu confidente, meu amor. Eu não sei o que fazer sem você. Meu coração está partido”. O presidente do PSOL, Juliano Medeiros, também lamentou a perda de Diego Bomfim, ressaltando sua contribuição como médico ortopedista.
A tragédia choca não apenas a família e amigos das vítimas, mas toda a sociedade, que clama por justiça e pelo esclarecimento dos fatos que levaram a essa terrível ocorrência.