O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta preocupante nesta quarta-feira (8) para a iminente chegada de uma onda de calor que afetará principalmente o interior do Brasil nos próximos dias.
O aviso meteorológico abrange regiões do Centro-Oeste e do Sudeste do país, permanecendo válido até pelo menos a próxima sexta-feira (10). A previsão indica que as temperaturas máximas poderão atingir valores até 5°C acima da média durante um período de dois a três dias consecutivos.
Onda de Calor Extrema:
Em algumas localidades, especialmente nos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, as temperaturas máximas poderão superar a marca dos escaldantes 42°C nos próximos dias. Essas condições climáticas extremas exigem cuidados extras com a saúde e a segurança da população.
Segundo o Inmet, o calor intenso deverá persistir pelo menos até a metade da próxima semana, e a situação será reavaliada a partir do sábado (11). Caso a onda de calor perdure, o aviso poderá ser atualizado, expandindo-se ou até mesmo aumentando seu nível de severidade.
Mar com Ressaca:
A Marinha do Brasil também emitiu um comunicado importante alertando para a possibilidade de um sistema de alta pressão afetar a faixa litorânea do estado do Rio de Janeiro, entre Arraial do Cabo e São João da Barra, com ventos de direção Nordeste atingindo uma intensidade de até 60 km/h. Isso está previsto para ocorrer entre as noites desta quarta e quinta-feira.
Esses ventos intensos devem resultar em uma agitação marítima mais acentuada no litoral paulista. A Defesa Civil de São Paulo, por sua vez, emitiu um alerta para ventos fortes de até 74 km/h em toda a faixa litorânea. Esse alerta tem validade das 21h desta quarta-feira até às 18h de quinta-feira.
A população costeira é aconselhada a evitar a prática de esportes aquáticos ou influenciados pelo vento, como surfe, windsurf e kitesurf. Além disso, é recomendado que as pessoas evitem permanecer nas áreas próximas ao mar e nas orlas das praias. A atenção deve ser redobrada em relação a edificações, infraestruturas e vias em áreas vulneráveis à erosão e inundações costeiras. O cuidado com embarcações e a entrada em alto mar também deve ser evitado.
Salvador Mantém Temperaturas Dentro da Média:
Enquanto grande parte do Brasil enfrenta a perspectiva de altas temperaturas, Salvador, na Bahia, deve manter as temperaturas dentro da média histórica para o mês de setembro, conforme informações da Defesa Civil da cidade (Codesal). A previsão aponta temperaturas variando entre 28°C e 30°C.
Conforme o Instituto Brasileiro de Meteorologia (Inmet), a capital baiana terá uma semana com tempo nublado e chuvas isoladas, mas as temperaturas se manterão relativamente estáveis. Ao contrário de algumas regiões do Centro-Oeste, onde podem ser registrados até 43°C, Salvador terá máximas previstas de 30°C na sexta-feira (22).
A onda de calor extrema será mais intensa no Centro-Sul do Brasil, onde as populações enfrentarão condições climáticas extremamente quentes. No Nordeste, a previsão é de chuvas passageiras ao longo da faixa litorânea, incluindo Pernambuco e Paraíba.
Clique aqui e veja mais em: noticiatem.com