Saiba tudo sobre a emissão da CIN, o novo RG digital que unifica CPF e RG em um único documento.
A Carteira de Identidade Nacional (CIN) representa um avanço significativo na documentação civil brasileira. Este novo modelo de identidade, que integra o CPF como número único, promete aumentar a segurança e reduzir fraudes, além de facilitar o processo de identificação dos cidadãos brasileiros. Se você está se perguntando como emitir a nova CIN, aqui estão todas as informações que você precisa saber.
Funcionalidades da CIN: Explicar as principais características do novo documento, incluindo o uso do CPF como número de identificação único e a inclusão de um QR Code para verificação eletrônica.
Validade dos RGs Antigos: Informar sobre a validade dos RGs atuais até 28 de fevereiro de 2032, dando aos cidadãos um prazo para atualização para o novo modelo.
Inclusão e Diversidade: Ressaltar a importância da CIN no contexto da inclusão, especialmente para a comunidade LGBTQIA+, ao não diferenciar Nome e Nome Social e excluir a designação de sexo.
Processo de Emissão: Detalhar o processo de emissão da CIN, incluindo onde solicitar o documento e as etapas para obter a versão digital através do aplicativo GOV.BR.
Custos Associados: Discutir os custos relacionados à emissão da primeira via e as taxas em caso de perda ou emissão da versão em policarbonato.
Utilização Internacional: Mencionar a possibilidade de usar a CIN como documento de viagem para países do Mercosul, graças ao padrão internacional com código MRZ.
Enfatizar a transição para um sistema mais integrado e seguro de identificação e a facilidade que a CIN trará para os cidadãos brasileiros em seu cotidiano e viagens internacionais dentro do Mercosul.