Maria Helena de Souza, mãe de Francisco de Assis, mais conhecido como o Maníaco do Parque, deu uma entrevista reveladora ao jornalista Ulisses Campbell, do jornal O Globo. Com a possibilidade de seu filho ser solto em 2028, Maria Helena expressou sua indignação e preocupação, afirmando que não acredita que ele esteja pronto para viver em liberdade.
Uma Decisão Controversial
Aos 77 anos, Maria Helena declarou que não pretende receber o filho em casa após sua possível liberação. Segundo a idosa, as décadas de prisão mudaram Francisco, e ela teme o assédio da imprensa e as dificuldades de reintegrá-lo à sociedade. “Ele é outro homem. Afinal, são 30 anos. Nem sei como ele está. Além do mais, moro em uma casa humilde. Tenho receio do assédio da imprensa”, disse ela.
No entanto, após ser alfinetada por Luís Carlos Pereira, seu filho mais velho, Maria Helena voltou atrás e disse que poderia receber Francisco de braços abertos, apesar de ainda acreditar que ele não está preparado para conviver socialmente.
Uma Relação Distante
Maria Helena também revelou que não visita o filho há cerca de dez anos, devido a dificuldades financeiras e ao fato de Francisco ter pedido para não ser visitado por familiares. Ela compartilhou que, embora não acredite que ele possa cometer novos crimes, considera que Francisco é uma pessoa completamente diferente hoje. “Porque aquele Francisco era uma pessoa, hoje ele é outra”, afirmou.
O Estigma do “Maníaco do Parque”
A mãe do serial killer expressou seu desconforto com o apelido “Maníaco do Parque”, que ele recebeu da mídia. “É um nome maldito que a mídia colocou sobre ele. Pra mim ele é maldito e sempre será”, desabafou Maria Helena. Ela também mencionou que várias mulheres continuam a visitar Francisco na prisão, enviando cartas e até mesmo oferecendo apoio financeiro.
Um Futuro Incerto
Francisco de Assis, que foi condenado a mais de 268 anos de prisão pelo assassinato de sete mulheres e confessou a morte de nove, ainda levanta debates sobre sua possível reintegração à sociedade. Um filme contando a história do assassino, estrelado por Silvero Pereira, está previsto para estrear em outubro no Prime Video, reacendendo a discussão sobre o caso que aterrorizou São Paulo em 1998.