O Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu, nesta quarta-feira (27/11), liberdade provisória ao humorista e ex-participante do Big Brother Brasil Nego Di, nome artístico de Dilson Alves da Silva Neto. Com a decisão, ele poderá aguardar o julgamento do mérito de seu habeas corpus fora da prisão, mas deverá cumprir uma série de condições impostas pela Justiça.
Restrições impostas
Entre as medidas determinadas pelo STJ, Nego Di deverá:
- Comparecer periodicamente à Justiça para informar suas atividades;
- Permanecer no endereço informado, sem mudar de residência sem autorização judicial;
- Não usar redes sociais;
- Não deixar o país, tendo seu passaporte recolhido.
Apesar da decisão favorável, ainda não há uma data confirmada para que o humorista seja liberado da Penitenciária Estadual de Canoas, no Rio Grande do Sul, onde está detido desde julho deste ano.
Denúncias e acusações
A prisão de Nego Di ocorreu em meio a uma investigação conduzida pelo Ministério Público sobre uma rifa virtual promovida por ele, que oferecia como prêmio um Porsche avaliado em mais de R$ 500 mil. O humorista foi denunciado pelos crimes de:
- Estelionato;
- Lavagem de dinheiro;
- Uso de documento falso.
As autoridades apontam irregularidades no sorteio, além de possíveis tentativas de disfarçar a origem de valores obtidos com a ação.
Próximos passos
Com a liberdade provisória, Nego Di deverá permanecer sob supervisão judicial até que o mérito de seu habeas corpus seja julgado. Caso condenado, ele poderá enfrentar penas severas pelos crimes atribuídos.
Carlinhos Maia está recebendo vários convidados especiais nos primeiros dias do Rancho do Maia, com Lumena Aleluia sendo uma dessas pessoas. O marido de Lucas Guimarães entrou na onda da ex-BBB e acabou jogando na roda uma situação complicada envolvendo Nego Di.
O humorista está preso preventivamente em Canoas, Região Metropolitana de Porto Alegre, desde o dia 14 de julho. A polícia continua investigando as suspeitas de estelionato e novas informações seguem surgindo na imprensa, inclusive envolvendo a campanha dele pedindo doações para o Rio Grande do Sul.