Fenômeno traz risco de alagamentos, ventos fortes e descargas elétricas; previsão é de dias chuvosos em Salvador e demais regiões do estado.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para toda a Bahia devido à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), fenômeno climático típico do verão. Desde o último domingo (5), cidades das regiões Extremo-Oeste, Sul, Norte e Vale do São Francisco já enfrentam o tempo chuvoso, que deve se espalhar por todo o estado nos próximos dias.
Em Salvador, as chuvas intensas estão previstas para o fim de semana, de acordo com a meteorologista Cláudia Valéria, do Inmet.
O que esperar do fenômeno
A ZCAS é composta por uma frente fria associada a sistemas atmosféricos que causam forte nebulosidade. Durante sua atuação, que pode durar entre quatro e dez dias, são esperados:
- Trovões
- Chuvas fortes
- Rajadas de vento
Regiões como o Sul e Centro-Sul do estado enfrentam risco de alagamentos, quedas de energia elétrica e galhos de árvores, enquanto outras áreas têm perigo potencial.
Cidades afetadas
Municípios como Teixeira de Freitas, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Irecê, Luís Eduardo Magalhães, Porto Seguro, Prado e Vitória da Conquista já registraram impactos significativos das chuvas.
Orientações de segurança
Em caso de rajadas de vento ou tempestades, siga as recomendações do Inmet:
- Evite abrigar-se debaixo de árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas.
- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda.
- Desligue aparelhos eletrônicos durante tempestades elétricas.
Para emergências, entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193.